Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Estrada

“Precisamos de uma definição do Daer quanto ao trevo de acesso às empresas”

O vereador Moacir Ascari (MDB), juntamente com o prefeito Lídio Scortegagna, esteve em reunião em Porto Alegre para tratar sobre o trevo de acesso ao distrito de Otávio Rocha. Ascari reivindica que a estrada seja municipalizada, levando em consideração as manutenções que já são realizadas pelo município e a dificuldade em fazer as obras necessárias em função da burocracia. “Precisamos de uma definição do Daer quanto ao trevo de acesso às empresas”, afirmou.

Indicações

Indicação da vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) pede ao prefeito municipal a criação de um ponto de coleta e a realização de campanhas de conscientização para o descarte correto de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos no município. O vereador Jorge Luis Rizzon de Godoy (Progressistas) também indica para que o executivo realize a manutenção periódica dos contêineres de lixo, bem como a rápida reposição dos mesmos quando retirados de seus locais.

Agosto Lilás

Durante o grande expediente, o vereador Samuel de Barros Dias (PTB) usou a tribuna para falar da importância da Lei Municipal 3.424, de 15 de maio de 2019, de sua autoria, que institui no município o Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher.  Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em seis meses, o Rio Grande do Sul registrou 18.710 ameaças contra a mulher. São 3.118 ameaças por mês, mais de 100 por dia. Em Flores da Cunha, no comparativo com o mesmo período de 2018, esses números reduziram. Conforme os Indicadores da Violência contra a Mulher, até junho de 2019 foram registrados 24 casos de ameaças contra 38 ameaças, em 2018. O Estado tem 10.635 casos de lesão corporal contra a mulher. Desses, 12 ocorreram em Flores. Já os estupros, foram 678 no primeiro semestre de 2019, no Rio Grande do Sul. O município registrou dois casos, sendo ambos no mês de fevereiro. Em 2018, nos primeiros seis meses, nenhum caso foi registrado e ao longo de todo o ano de 2018 apenas um fato ocorreu. No município de Nova Pádua nenhum caso foi registrado contra a mulher no primeiro semestre. No ano de 2018, há apenas uma ocorrência por ameaça. Na delegacia florense foram instaurados 32 inquéritos Maria da Penha de janeiro a junho deste ano. Em comparação com o ano passado o número diminuiu 42,8% – quando foram registrados 56 inquéritos de janeiro a junho. O vereador destacou “que a violência contra a mulher afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. O agressor pode ser não só o marido ou namorado, mas também o pai, irmão, tio, avô”. A violência doméstica pode ocorrer em casa, entre pessoas da família e entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto. “Precisamos estar atentos a qualquer situação estranha, se algo estiver errado, precisamos fazer nossa parte, precisamos combater a agressão”, conclui o vereador.

Bloco

O grupo chamado de Bloco e formado pelos partidos políticos  PSB, PTB, PRB e PT estão se reunindo com mais frequência que o habitual. O tema é apenas um: as eleições do ano que vem.  Segundo alguns simpatizantes do grupo, na próxima eleição seria o momento do MDB ser o vice na chapa, e a mesma seria encabeçada por um candidato a prefeito do PSB, uma vez que o grupo já apoiou nas últimas duas eleições a chapa com prefeito do MDB. Existe a chance desta inversão ou o MDB vai em carreira solo?  Nos bastidores, o nome do vice-prefeito Almir Zanin (PSB) também surge como um possível candidato a chefe do executivo.

Retorno ou articulação?

Nos bastidores, a presença do ex-prefeito Ernani Heberle (PSB) tem deixado um certo suspense na política local. Estaria ele apenas atuando como articulador político ou com intenções de retornar a corrida para ocupar a cadeira do executivo para as eleições de 2020? Heberle tem conversado com o grupo denominado ‘Bloco’ em algumas reuniões.

Retirada

Na sessão de segunda-feira, dia 5, foram aprovados,  por unanimidade, os requerimentos de retiradas de dois projetos do vereador Cesar Ulian (Progressistas). Um dos requerimentos era da retirada do Projeto de Lei Complementar, que dispõe sobre o Código Tributário Municipal, relativo à isenção do IPTU aos aposentados, inativos e pensionistas, que comprovem renda igual ou inferior a três salários mínimos mensais e que sejam proprietários de um único imóvel de até 800 m² utilizado exclusivamente como sua residência. O outro pedido de retirada diz respeito ao projeto que dispõe sobre a divulgação da lista de espera das vagas para a educação infantil em Flores da Cunha. Segundo o vereador, em função da questão burocrática estar prejudicando a real funcionalidade das propostas, os projetos deverão passar por alterações.

Flores Florida

Durante o grande expediente da sessão da Câmara de Vereadores desta semana, o vereador Moacir Ascari (MDB) abordou o assunto da arborização e poda radical que ocorre no período atual. Nessa época, as árvores são cortadas pelos proprietários das calçadas. Ele destacou que as plantas não são propriedades do morador, e sim dos munícipes. O vereador frisou que o corte deve ser feito pela prefeitura juntamente  com um técnico responsável. Segundo alguns moradores, o corte é feito por questão da segurança. O vereador  sugeriu ao urbanista municipal para que sejam plantadas árvores diferentes, como as cerejeiras japonesas.

Plenário em alta

Cinco dos participantes do projeto Vereador Por Um Dia participaram da sessão de segunda-feira, dia 5, para, novamente, acompanhar o trabalho do legislativo. Número bastante considerável quando se trata de pessoas da comunidade em comparação com as outras sessões. A baixa participação dos munícipes no plenário é algo rotineiro. 
A tempo: na quarta-feira, dia 7, os estudantes que participam do projeto visitaram o parque fabril da Fante Indústria de Bebidas. Eles foram recepcionados pelo presidente Júlio Fante, que explicou como funciona a maior empresa de bebidas do município. O próximo encontro dos participantes ocorre no dia 22 de agosto, quando os alunos escolherão a Mesa Diretora. A sessão plenária do Vereador Por Um Dia ocorre às 19h do dia 29 de agosto.