Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Encontro

No último dia 30 de março um requerimento de autoria do vereador de oposição, Ademir Barp (MDB), causou um certo desconforto no governo

Encontro

Os partidários do MDB de Flores da Cunha estiveram reunidos para tratar das pautas sobre a eleição deste ano, no dia 29 de março, onde foram abordados assuntos referentes aos âmbitos estadual e federal. Para o próximo dia 30 está marcada a convenção municipal do MDB e da JMDB, ala jovem da sigla. E por falar em agenda, para este sábado, dia 9, está prevista a visita de Gabriel Souza, pré-candidato a governador do estado pelo MDB, no Rodeio Crioulo Nacional de Flores da Cunha.

Cargos 

O polêmico assunto sobre a reforma administrativa, na qual seriam criados mais cargos no executivo, ficou um pouco frio nos últimos dias. Mas, essa pauta iria esquentar novamente, era só questão de tempo. No último dia 30 de março um requerimento de autoria do vereador de oposição, Ademir Barp (MDB), causou um certo desconforto no governo, segundo informantes da “rádio corredor” e dos bastidores políticos. O ofício solicitava informações e cópia dos estudos que comprovam a necessidade dos cargos de reestruturação administrativa contratado pela administração municipal, citados pelo prefeito municipal na audiência pública realizada ainda no dia 9 de março. Além das informações, foi solicitado o custo do referido estudo. Segundo os vereadores da bancada do MDB, uma das justificativas para tal foi a repercussão da criação destes cargos, alegando que seria necessária uma análise mais criteriosa, não podendo ser desenvolvida em apenas uma semana, pois criaria cargos que poderão vigorar por décadas. 

Respostas

Na última terça-feira, dia 5, o prefeito municipal César Ulian (Progressistas) encaminhou resposta ao requerimento solicitado pelo vereador Ademir Barp (MDB), onde salientou que o projeto foi amplamente discutido e estudado com todos os segmentos da municipalidade e que os estudos foram feitos por cerca de oito meses. Segundo informado por ofício, a assessoria contratada para a realização do estudo foi o IGAM - Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, pelo valor de R$ 21.840. A resposta ao requerimento não foi o suficiente para a oposição que esperava que fosse apresentado um material específico referente ao estudo realizado. Um dos trechos que não agradou a oposição foi na parte final da segunda folha do documento, na qual dizia: “O resultado do estudo é o próprio projeto de lei enviado a esta nobre Casa Legislativa”. Barp ainda destacou: “Esperávamos mais informações”. Até o fechamento desta edição o projeto se encontrava na Comissão de Constituição de Finanças e Orçamento, composta por dois vereadores de oposição: Ademir Barp (MDB) e Horácio Rech (PSB), além do vereador de situação Clodo Rigo (Progressistas). 

Emendas

Na sessão de segunda-feira, dia 4, o vereador Clodo Rigo (Progressistas) defendeu as emendas parlamentares, bem como, novamente, abordou o assunto das emendas impositivas utilizadas por parte dos vereadores, na qual foi, inclusive, criticado nas redes sociais após divulgação de suas declarações nesta coluna, na qual frisou: “Eu sempre fui defensor e continuo defendendo..., muitas pessoas não gostaram, muitos vereadores até não gostaram, mas eu não vi nenhum vereador dizer que não queria as emendas impositivas, todos os vereadores usaram”. 

Homanegam 

Ao ocupar o grande expediente o vereador Guga Forlin (MDB), emocionado, não mediu palavras para homenagear o falecido empresário Lourenco Darcy Castellan, com o qual possuía vínculo. Destacou a trajetória de vida do empreendedor que, inclusive, já foi presidente da Câmara de Vereadores e vice-prefeito de Flores da Cunha. 

Moção

De autoria do vereador Horácio Rech (PSB) os vereadores aprovaram a Moção de Congratulações pelos 15 anos do programa de rádio Via de Vanti. A homenagem foi entregue a Antonio Coloda e aos demais participantes.