Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Encontro

Foi realizada em Nova Pádua a convenção do partido Republicanos

Na última terça-feira, dia 8, foi realizada em Nova Pádua a convenção do partido Republicanos. O evento contou com a presença dos quatro pré-candidatos à vaga do legislativo, membros do Republicanos de Flores da Cunha e Nova Pádua, do coordenador regional do partido, Tiago Ilha, e da deputada estadual Fran Somensi. Durante a convenção, o presidente municipal, Pedro Quintanilha, destacou que o partido não estará integrando nenhuma chapa que irá concorrer à majoritária. “Neste momento a gente assume a bandeira da neutralidade”, afirma.

Decisão
Em uma semana rodeada por convenções de partidos e na reta final das decisões das coligações, alguns questionamentos têm sido rotineiros, principalmente para este colunista que chegou a receber inúmeras ligações, mensagens de Whatsapp com perguntas que, sem dúvida, são frequentes em qualquer comércio ou estabelecimento do município. Quem será o vice do Fera? (referência ao vereador e pré-candidato a prefeito Moacir Ascari, do MDB). Quem será o vice do Ernani? (referência ao ex-prefeito e pré-candidato a prefeito pelo PSB). Já saiu a fumaça branca? Vamos aguardar.

Bastidores
As articulações políticas dos últimos dias têm gerado comentários nos bastidores da política local. Mesmo não estando do mesmo lado para o pleito deste ano, um dos assuntos mais falados trata das conversas do PDT com o MDB. Adversários da história política de Flores da Cunha, ambos conversaram sobre uma possível coligação. Mas não foi desta vez que os dois partidos se uniram, dando assim continuidade em suas disputas para a prefeitura. O PDT também esteve entre alguns assuntos em função da união com o PSB, presidido pelo ex-prefeito e pré-candidato à majoritária Ernani Heberle, na época filiado e eleito prefeito pelo PDT. Outro fato curioso é que a polarização política dos dois partidos tem feito um revezamento no comando de Flores da Cunha desde o ano de 1977, com o mandato de Cláudio Bedin, eleito pelo MDB. Ainda nos bastidores, ficam as especulações sobre possíveis nomes para o cargo de vice-prefeito nas chapas de Ernani Heberle e Moacir Ascari. Os nomes devem ser divulgados neste final de semana em virtude da realização das convenções partidárias.

Bancada
Na Câmara de Vereadores, houve mais uma troca na assessoria de bancada. No mês de agosto, ocorreu a troca da assessoria na bancada do PDT. Nesta semana a troca de assessoria de bancada ocorreu no PSB, representado na Câmara pelo vereador Pedro Sperluck. A nova assessora é Raquel Tomazzo de Oliveira, que substitui Valentin Bregisnki, que deixa o cargo para trabalhar na coordenação de campanha do pré-candidato a vereador Pedro Sperluck e do pré-candidato a prefeito Ernani Heberle, ambos do PSB. 

Ao vivo
A Câmara de Vereadores iniciou no dia 10 de agosto a transmissão ao vivo das sessões para o público. O canal da Câmara no Youtube conta com 47 inscritos e, dentre alguns números, podemos constatar que a última sessão teve cerca de 59 visualizações no Youtube até o fechamento desta edição. As sessões dos dias 17 de agosto e do dia 24 de agosto, ambas tiveram 180 visualizações. Durante a transmissão em algumas das sessões, o número de pessoas acompanhado ao vivo chegava a cerca de 20 pessoas.

Majoritária
A chapa da majoritária composta pelo candidato a prefeito e vice-prefeito tem sido bastante comentada nos últimos dias em função de dois candidatos ainda não terem anunciado oficialmente os nomes de seus vices. Um fato curioso no município de Flores da Cunha é que segundo os registros históricos e políticos até hoje nenhum vice chegou a ocupar a cadeira de prefeito. Mas não foi por falta de interesse. O atual vice-prefeito Almir Zanin (PSB), que ocupa a cadeira de vice-prefeito nas últimas duas legislaturas, havia colocado seu nome à disposição do PSB, mas a sigla optou pela candidatura do ex-prefeito Ernani Heberle. Será que um dia teremos um vice-prefeito que se tornará prefeito do nosso município?

Projeto
Na última sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº049/2020, que trata sobre a liberdade econômica visando, assim, garantir o livre mercado, adequando a legislação em um modelo de desburocratização e simplificação nas relações entre empreendedores do município, beneficiando 193 atividades econômicas. 

Apoio
Nos últimos dias, o PSD também acertou apoio ao candidato Ernani Heberle, do PSB. Segundo o presidente local da sigla, Michel Vens Renosto, foi uma decisão onde todos os filiados tiveram a oportunidade não só de votar, como de defender seu ponto de vista. “Acreditamos que a nova política, ou melhor, a verdadeira, se faz desta maneira. Tínhamos duas propostas e uma possível candidatura sozinhos. No fim pesou a experiência do ex-prefeito, sua capacidade de gerir diversas correntes de pensamento, a humildade em ouvir e a capacidade de se inovar e abrir-se a novidades tão importantes neste momento ímpar”.