Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, afirmou que as eleições deste ano ocorrerão entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro

A data de realização das eleições municipais tem sido o assunto do momento. Em entrevista ao programa Roda Viva, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, afirmou que as eleições deste ano ocorrerão entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro. As datas exatas da realização do primeiro e segundo turnos, entretanto, ainda não estão definidas. Segundo ele, a alteração está sendo discutida entre um grupo de especialistas em saúde, os presidentes da Câmara e do Senado e as lideranças partidárias. Existe ainda a possibilidade de uma extensão do horário do pleito, entre às 8h e às 20h, por exemplo, e um revezamento por turnos. Porém, tudo isso ainda precisa ser debatido e votado no Congresso Nacional, uma vez que é definido pela Constituição Federal que a votação deve ocorrer no primeiro domingo de outubro. 

Bastidores

De forma online, dirigentes partidários do município têm se reunido constantemente, principalmente em função de algumas enquetes, as quais afloraram os ânimos partidários. Na semana passada, alguns membros do Progressistas florense estiveram conversando com partidários do Podemos, de Caxias do Sul. Entre risos, o assunto é claro foi política. Estava presente no encontro o ex-vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Fedmann, que também é pré-candidato a prefeito na eleição caxiense.

Verba

Sobre as verbas destinadas para Flores, o vereador César Ulian (Progressistas), destacou que as três principais medidas estabelecidas pela Lei Complementar 173, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Entre as medidas citadas por Ulian está a suspensão do pagamento das dívidas que os Estados e Municípios têm com a União; a reestruturação das operações de crédito que os gestores públicos tenham contraído junto ao sistema financeiro e instituições multilaterais de crédito, bem como a entrega de recursos da União, na forma de auxílio financeiro aos estados e municípios, no exercício de 2020, para ações de enfrentamento ao coronavírus. O vereador acredita que este valor será  importante para o município, “embora Flores da Cunha possua somente o financiamento da pavimentação da Estrada das Indústrias (Lagoa Bela), a baixa na arrecadação, em função da prorrogação dos prazos de pagamento do IPTU, ISS, entre outras taxas, contribuem para o enxugamento do fluxo de caixa do município, que no mês de maio teve uma queda de R$ 5 milhões”, segundo os dados apresentados em audiência pública. O vereador também acompanhou a pavimentação da estrada secundária de acesso à Linha 80 e destacou a tramitação do projeto de construção de uma rótula de acesso à empresa Fante Bebidas.

Termômetro

Nos últimos dias, alguns partidos têm realizado na internet enquetes sobre a eleição. As principais perguntas são referentes ao cargo de chefe do executivo. Entre os nomes disponíveis para votação estão: Almir Zanin (PSB), Bruno Debon (Progressistas), César Ulian (Progressistas), Claudete Gaio Conte (PDT), Ernani Heberle (PSB), Giovana Ulian (Progressistas), Jásser Panizzon (MDB), Jorge De Godoy (Progressistas), Luis Antonio Fachin (Patriotas), Moacir Ascari (MDB), Renato Cavagnoli (MDB) e Sérgio Augustin (PDT).

Projetos

Na sessão de segunda-feira, dia 15, os vereadores debateram dois projetos. Um é o Projeto de Lei nº028/2020, que autoriza a abertura de um crédito especial no orçamento de 2020, no valor de R$ 4.005.365. O valor é oriundo do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). O projeto foi criado para que estados e municípios brasileiros recebam recursos financeiros da União para compensar perdas nas arrecadações em virtude da pandemia. O projeto foi aprovado. O outro diz respeito ao pedido de prorrogação por 60 dias, através do Projeto de Resolução nº001/2020, para a apresentação do novo código de Posturas e Convivência Cidadã. 

Tribuna

O vereador Clodo Rigo (Progressistas) destacou, em sessão, que algumas das suas reinvindicações foram atendidas pelo executivo. Entre elas, a pavimentação das ruas Siena e Veneza, bem como o asfaltamento do pátio de acesso à Unidade Básica de Saúde Antonia Susin Maccagnan. Ambas reivindicações localizadas em São Gotardo. Clodo ainda defendeu a construção de uma ciclovia entre São Gotardo e a Linha 60. Ele também informou que entrou em contato com a RGE, em virtude das cobranças excessivas na conta de luz. 
O presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB), defendeu o projeto de regulamentação das atividades de escritórios virtuais, os chamados coworkings. Segundo o vereador, a iniciativa visa modernizar a legislação municipal para que contemple as novas práticas comerciais, “a fim de permitir o exercício de múltiplas atividades econômicas em um mesmo estabelecimento, facilitando a emissão de novas licenças e atividades para um único endereço”. Carpeggiani destacou que em Flores já existe o Coworking Imobiliário, o qual abrange profissionais da engenharia, arquitetura e intermediação de imóveis. “Estes profissionais têm dificuldade em implantar as suas atividades em um único endereço”, disse. Ainda na tribuna, o edil encaminhou ao prefeito municipal a indicação que trata sobre o prêmio Prefeito Empreendedor, uma iniciativa do Sebrae que tem por objetivo destacar o interesse da população para o empreendedorismo, o fortalecimento da economia local e à dinamização das vocações regionais.

Candidato

Pelo que tudo indica e pelas informações internas do PSB, o ex-prefeito Ernani Heberle deverá ser o candidato ao executivo pela sigla. Entre as especulações, o nome de Ernani era dividido com o atual vice-prefeito Almir Zanin.