Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Do poder à queda

A trajetória de um dos homens mais temidos de Brasília, Eduardo Cunha, terminou em um pleito fracassado para a Câmara dos Deputados

Vocês já devem ter escutado a expressão ‘Quem ri por último, ri melhor’. Esta semana a frase serviu como uma luva para a ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT), após o resultado da votação da candidatura do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PTB), que comandou o processo de impeachment da então presidente. A trajetória de um dos homens mais temidos de Brasília terminou com cerca de 5.044 votos, em um pleito fracassado para a Câmara dos Deputados, principalmente por ter trocado seu domicílio eleitoral.

Pleitos

Confira, a seguir, uma comparação das votações do primeiro turno das eleições de 2018 e 2022 em Flores da Cunha, para os candidatos de esquerda e direita. Com pouca diferença, podemos dizer que o percentual de votação para Bolsonaro tem se mantido estável. Já a votação para a sigla do PT teve crescimento. Os números são de acordo com os dados do TRE-RS:

Parlamentares I

Em toda a eleição temos os parlamentares que se destacam ou surpreendem nas votações. Entre as diversas candidaturas acompanhadas em todo o estado, por este colunista, uma que chamou a atenção pelo número de votos foi a do candidato a deputado federal Maurício Marcon (Podemos). Vereador de Caxias do Sul, defensor do presidente Jair Bolsonaro (PL) e crítico ferrenho do PT, Marcon fez uma votação de 140.634 votos no Estado, sendo o sétimo mais votado. Em Flores da Cunha obteve 3.931 votos, sendo o deputado federal mais votado em 2022, obtendo cerca de 2.127 votos a mais que o candidato a federal mais votado no município em 2018, Marcel van Hattem (NOVO), que naquele pleito fez 1.804 votos. Em contato com a coluna sobre o que os munícipes poderiam esperar acerca de seu trabalho na Câmara dos Deputados, Marcon agradeceu pelos votos e caracterizou como surpreendente o resultado para alguém que não usou um centavo de dinheiro público. Marcon ainda destacou que a comunidade de Flores da Cunha pode esperar dele, na Câmara dos Deputados, a mesma garra e trabalho com que ele trabalha no Legislativo de Caxias do Sul.

Parlamentares II

Uma boa notícia para os líderes partidários locais e para a população é que parlamentares a nível federal, que já possuem vínculo, já fizeram boas votações locais ou já ajudaram o município, inclusive, através das tão solicitadas emendas em determinado período, se reelegeram. Entre eles: Afonso Hann (Progressistas), Alceu Moreira (MDB), Covatti Filho (Progressistas), Heitor Schuch (PSB), Marcel van Hattem (NOVO), Marlon Santos (PL), Osmar Terra (MDB), Pompeo De Mattos (PDT) e Tenente Coronel Zucco (Republicanos).

Votações

Após o vereador Luizzão destacar a votação dos candidatos no município na última sessão da Câmara de Vereadores, o assunto também foi tema de falas pelo vereador Guga Forlin (MDB): “Temos que parabenizar os candidatos eleitos, principalmente aqueles que ganharam votos em Flores da Cunha, independentemente de partido. É o nosso papel, também, cobrar deles para que tragam recursos e que estejam com a mão estendida quando a gente precisar”.

Expediente

No uso da tribuna no grande expediente, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) destacou os 130 anos da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, época na qual Flores da Cunha ainda era um distrito do município vizinho e que o tataravô de sua família, Agapito Conz, era vereador. 

Zap zap

Nos grupos de WhatsApp circula o áudio da entrevista do prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti (Progressistas), chefe do Executivo na cidade mais bolsonarista do Brasil, na qual foram totalizados 83,98% dos votos válidos no primeiro turno para o candidato Jair Bolsonaro. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito foi questionado sobre a quantidade de vereadores que havia no município. A resposta foi nove vereadores, mínimo de cadeiras exigido na Constituição. Danrlei respondeu quais as siglas integravam as bancadas do Legislativo paduense, sendo elas: Progressistas, PSDB, Republicanos e MDB. Após os apresentadores questionarem se não havia nenhuma legenda de esquerda, o prefeito respondeu: “Não, porque o pessoal é muito ocupado trabalhando aqui”.

Homenagem

De autoria do vereador Ademir Barp (MDB), a Câmara de Vereadores aprovou na última segunda-feira, dia 3, a Moção de Congratulações a Stéfano Lobato Kaltbach, pelos seus 26 anos de atuação como Promotor de Justiça de Flores da Cunha. Kaltbach cursou três faculdades ao mesmo tempo, tendo formação em Direito, Estudos Sociais e Processamento de Dados, e iniciou a sua atuação no município em agosto de 1996.