Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Descontentamento

O vereador Guga Forlin, do MDB, dirigiu a palavra aos vereadores da situação com tom de descontentamento

O vereador Guga Forlin, do MDB, na última sessão da Câmara de Vereadores, dirigiu a palavra aos vereadores da situação com tom de descontentamento sob a justificativa de que os vereadores do MDB não haviam sido convidados para as comissões e que também não haviam sido convidados para participar da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Ainda no uso da palavra, Guga acrescentou que, para os próximos anos da legislatura, as coisas posam ser diferentes.

Moção
Na segunda-feira, dia 29, os vereadores entregaram a moção na qual manifesta apoio aos profissionais da educação, sejam eles professores, diretores, vice-diretores, orientadores, coordenadores, supervisores, em virtude dos esforços realizados em momento de pandemia. A moção foi entregue para a presidente da Associação dos Professores de Flores da Cunha, Cristina Maria Fiorio Boff, pelo vereador autor da moção Vitório Francisco Dalcero (MDB), juntamente com o presidente do Legislativo, Clodo Rigo (Progressistas).

Prejuízos
Na última segunda-feira, dia 29, em Nova Pádua, o Presidente do Legislativo, Maico Morandi (Progressistas), destacou grande parte do encerramento da sessão para destacar os prejuízos em virtude da pandemia em alguns setores do município, onde demonstrou preocupação junto aos estabelecimentos locais. Morandi frisou que alguns estabelecimentos fecharam e que os demais estão tendo dificuldades devido aos seus custos e pela perda da receita, onde apontou que o setor de bares, alimentação, lancherias, restaurantes, e principalmente o setor de turismo, foi o mais afetado desde o início da pandemia. “A pandemia interfere diretamente na área turística do município, matriz econômica que vem sendo segmentada nos últimos anos. Os estabelecimentos da área envolvem cerca de 50 pessoas no município, o que faz com quem estas pessoas percam sua renda e que os mesmos sempre adotaram as medidas de segurança”. O edil também destacou que contatou o deputado estadual Sérgio Turra, do Progressistas, para tratar do assunto. “Cabe a nossa sensibilidade junto com os nossos representantes que fazem essa normas... imagina se nós ficássemos um mês sem o nosso rendimento”. 

Violência
Tema sempre discutido a nível nacional, a violência contra a mulher tem sido pauta para a criação de um projeto de lei no Legislativo. A autoria do projeto é do vereador Luizão, do Republicanos, que trata da criação do auxílio moradia para mulheres vítimas de violência doméstica em Flores da Cunha.


Preços
O vereador Ademir Barp (MDB) apresentou uma Moção de Repúdio aos recorrentes aumentos nos valores da gasolina, estes efetuados pelo Governo do Rio Grande do Sul e pela Petrobrás sob a justificativa que os mesmos impactam diretamente na economia nacional, assim como no município de Flores da Cunha. A moção foi enviada ao presidente da Petrobrás, General Joaquim Silva e Luna, e ao Governador do Estado Eduardo Leite (PSDB).


Decretos
A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), através dos prefeitos da região, esteve reunida de forma remota nesta semana para tratar sobre a situação da flexibilização dos decretos e das restrições ao comércio em virtude dos aspectos negativos financeiros que vem preocupando comerciantes e prefeitos de todo o Rio Grande do Sul. Alguns assessores de deputados destacam que já é estudada a hipótese de apresentação de uma PEC que trata sobre a ampliação dos horários de funcionamentos dos estabelecimentos, principalmente sobre o período do turno da noite.