Convenção
A convenção do PDT de Flores da Cunha ocorreu no sábado, dia 15
No no sábado, dia 15, ocorreu a convenção do PDT de Flores da Cunha. O ato ocupou a Câmara de Vereadores e elegeu a nova diretoria executiva, na qual ficou empossada como presidente Paula Cavagnoli, 1º vice-presidente Vilson Antônio Romitti e 2º vice-presidente Leandro Munaro Morsolin. O PDT também já está em fase de organização da ala jovem e da ala da mulher. Em contato com a coluna, a presidente Paula destacou que o PDT foi protagonista de momentos importantes e de grande relevância para o nosso município, afirmando que o partido tem história, legado e muito ainda a oferecer ao futuro de Flores da Cunha.
Antes o asfalto ou a tubulação?
A fala do vereador Progressista, Diego Tonet, no grande expediente, me lembrou muito a campanha municipal de 2012. Me recordo, na época, que a então candidata a prefeita Giovana Ulian tinha como uma das suas principais falas a boa utilização de recursos na realização de obras de pavimentação. Era rotineira a fala de que era preciso substituir a tubulação antes de se colocar asfalto para não desperdiçar dinheiro púbico no futuro. E o mesmo assunto foi tocado pelo vereador Tonet na última sessão, na qual destacou: “Muitos ficam apreensivos pois sabemos que as galerias e os tubos de esgoto são antigos e em diversos pontos já estão comprometidos. Em 2019 tivemos um fato inusitado, onde uma condutora acabou caindo com seu carro dentro de uma cratera que se abriu na Rua General João Manuel, no bairro Aparecida. O que me intriga é o fato de que ruas asfaltadas há poucos anos tem uma tubulação muito antiga. Uma vez que se planeja o asfalto para que se tenha uma durabilidade para diversos anos e se planeja a obra completa, inclusive com a tubulação. É necessário quebrar este asfalto, que é novo, para então fazer a troca da tubulação. Se talvez, no passado, estas obras tivessem sido melhor pensadas, hoje o recurso público gasto nestas situações poderia ter sido investido na pavimentação de ruas que ainda são de terra e cascalho, e é importante que as pessoas que moram nestas vias saibam, pois são frequentes os pedidos de pavimentação”. Tonet também destacou que é rotineiro ver a equipe de obras realizando intervenções nas ‘obras comprometidas’ e questionou: “Como a Rua Borges de Medeiros, uma das principais ruas da cidade, que tem pavimentação feita há poucos anos, tem tubulação antiga, sem fazer algum estudo, sem levar em consideração os paralelepípedos? Não tive o intuito de julgar obras realizadas no passado, mas sim de mostrar o quão sério deve ser o trabalho da Secretaria de Obras”.
Homenagem
Na última segunda-feira, dia 17, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha entregou uma Moção de Congratulações à empresa Olimóveis Urbanismo. A homenagem foi concedida ao fundador da empresa e também ex-prefeito Alberto Walter de Oliveira, pelos 30 anos de fundação da Olimóveis. A Moção é de autoria do vereador Guga Forlin (MDB).
Perdendo votos
Mesmo não ocupando nenhum cargo político, o ex-suplente de vereador Jatir Mosquer, hoje filiado ao PSD e não ao PT, como muitos pensam, atua de forma ativa nos bastidores e principalmente nos debates polarizados na internet. Questionei o Jatir sobre uma possível candidatura ou, até mesmo, estar apoiando algum candidato a majoritária. O mesmo me destacou que os apoios devem ser algo pensado com muita coerência e caráter, pois se algumas pessoas na cidade derem apoio e um tapinha nas costas durante a campanha, já é motivo para se perder uns cinquenta votos.
Comitiva
Entre os dias 11 e 13 de julho uma comitiva de Nova Pádua e Nova Roma do Sul esteve em Brasília. Entre os presentes estavam o prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, e o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, acompanhados do secretário paduense de Administração, Fazenda e Projetos, Pedro Fernando Quintanilha, e os vereadores Antônio Rode (Republicanos), Vinicius Salvador (PSDB) e Leandro Martello (MDB). Uma das principais reuniões se deu com a diretora do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Rosi Fernandes, onde foi apresentado o projeto para a construção da ponte que liga os dois municípios, obra avaliada em cerca de R$ 12 milhões.