Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Comarca

A falta de um juiz titular na Comarca de Flores da Cunha foi assunto de uma reunião em Porto Alegre

A falta de um juiz titular tem resultado no acúmulo de processos no Fórum de Flores da Cunha, demanda esta que suportaria, inclusive, duas varas judiciais no município. Para tentar reverter este assunto, no dia 26, o vereador André Luiz de Oliveira, o Luizão (Republicanos), esteve em Porto Alegre acompanhado do vice-prefeito Márcio Rech (Republicanos) e da deputada estadual Fran Somensi (Republicanos), visitando o gabinete da Desembargadora Vanderlei Tremia Kubiak, no Palácio da Justiça. No ato, foi entregue um relatório apresentando a urgência de um juiz titular. Segundo a desembargadora, até o final de outubro o município estará recebendo um magistrado. 

Tribuna

O presidente do Legislativo de Flores da Cunha, Clodo Rigo (Progressistas), usou boa parte de seu discurso para abordar o Dia Nacional do Perdão, usando como exemplo as relações humanas, principalmente quando perdoadas, na qual a pessoa que perdoa demonstra um ato de grandeza. Falou da história da criação da Lei, e que o ato de perdoar traz benefícios físicos e psicológicos. Outro assunto abordado por Clodo foi o tema levantado, inclusive, por outros vereadores na tribuna: educação. Segundo o edil, por muito tempo o pensamento das equipes gestoras era de centralizar a educação no município para proporcionar um bom atendimento. Porém, com o aumento da população e da demanda, o planejamento também muda, onde se faz necessário levar a educação até as comunidades com maior crescimento no município, citando como exemplo São Gotardo, Otávio Rocha e Nova Roma. Clodo citou a possibilidade de escolas privadas abrirem suas portas com a parceria do poder público em comprar as vagas, beneficiando assim os pais que saem para trabalhar e deixam seus filhos nas creches.

Educação

O vereador Angelo Boscari Junior (PDT), ao usar o grande expediente, destacou os números da vacinação da população adulta no município e também a criação da Carteira Digital de Vacinação, a qual notifica data e local de vacina, alerta para a segunda dose e interliga dados junto ao sistema do SUS. Boscari também tratou da educação, destacando a importância da Escola de Educação Infantil Irmã Tarcísia para o município, principalmente para o bairro União e para os núcleos habitacionais que se encontram nas proximidades, estando assim em um local estratégico. O edil também frisou algumas reinvindicações e conversas com o prefeito, no qual o chefe do Executivo salientou que irá projetar novas unidades escolares, principalmente em função da demanda do crescimento da população e das comunidades do município.

Homenagem

De autoria da vereadora Silvana De Carli (Progressistas), na última sessão da Câmara de Vereadores, no dia 30, os vereadores aprovaram o projeto de lei que denomina como Estrada José Bergoza uma via pública localizada no Travessão Camargo, na Capela São Paulo.

Convenção

No último sábado, dia 28, foi realizada a convenção do PDT de Flores da Cunha. A nova executiva elegeu como presidente o ex-vereador Moacir Matana, como 1º vice-presidente Vilson Romitti e como 2º vice-presidente Leandro Morsolin. 

Nova Pádua

O partido Progressistas de Nova Pádua realizou, no dia 20, a convenção onde elegeu a nova executiva, tendo como presidente Alvirio Tonet, 1º vice-presidente Giovani Fabian e 2º vice-presidente Gisele Boldrin Rossi.

Melhorias

O vereador Ademir Barp, do MDB, usou o grande expediente na tribuna do dia 30 de agosto para reivindicar obras e melhorias no recapeamento e pintura na estrada João Slavieiro, que liga Otávio Rocha à comunidade do Travessão Carvalho, como medida preventiva para que a base não seja deteriorada com o tempo. Além de Otávio Rocha, citou os reparos e manutenções necessárias em alguns pontos na Rua John Kennedy, onde há ondulações, sendo causa de constantes reclamações por parte de moradores e motoristas. Barp ainda falou de uma reivindicação antiga da comunidade de Otávio Rocha, da área de educação, onde é solicitada a construção de uma creche, contribuindo principalmente na questão ligada à mão de obra das pessoas que vem de outros municípios para trabalhar na agricultura.