Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Cenário

Os gaúchos puderam apreciar uma pesquisa eleitoral divulgada pela Real Time/Big Data, a qual divulgou as intenções de voto

Na última segunda-feira, dia 18, os gaúchos puderam apreciar uma pesquisa eleitoral divulgada pela Real Time/Big Data, a qual divulgou as intenções de voto para os cargos de governador do estado e para a única vaga de senador desta eleição. Foram dois dias de entrevistas e cerca de 1200 entrevistados. Em alguns dos cenários o nome de Onyx Lorenzoni (PL) aparece à frente da pesquisa estimulada – onde normalmente são mostradas algumas opções ao entrevistado. Já na pesquisa espontânea – na qual o entrevistado diz o nome que lhe vier à cabeça – o nome do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) tem destaque. Cerca de 42% dos entrevistados aprovam o governo Leite e 25% dos entrevistados apoiariam um candidato que fosse apoiado pelo ex-governador. Outro índice divulgado pela pesquisa foi sobre a vaga para o senado federal. Nos cinco cenários apresentados quem aparece na frente é Manuela D’Ávila que deve levar vantagem junto ao eleitorado da esquerda já que os demais candidatos têm tendência pela divisão de votos pelo mesmo eleitorado, uma vez que a eleição para o senado é de apenas um turno. Já entre os outros nomes, que também aparecem nos principais destacados, está o do vice-presidente Hamilton Mourão e da ex-senadora Ana Amélia Lemos.

Informações

a sessão do dia 18 de abril o vereador Ademir Barp (MDB) solicitou ao Executivo municipal o pedido de informação detalhado sobre os nomes das pessoas que ocupam cargo de confiança na prefeitura municipal, seus respectivos cargos e o valor de suas remunerações. Cabe lembrar ao cidadão que todas estas informações com os nomes dos funcionários e demais detalhes sobre salários e funções estão abertas ao público no portal da transparência no site da prefeitura.

Candidatura

Está marcado para o dia 7 de maio às 19h30min no Clube Nacional, o lançamento da pré-candidatura para deputado federal do Valdecir Paulus, filiado ao Republicanos e ex-candidato a vereador na última eleição. Paulus já teve a pré-candidatura anunciada no mês passado, em evento realizado no município de Farroupilha, juntamente com a deputada Fran Somensi (Republicanos).

Pedágios

É praticamente atemporal escutar um cidadão ou contribuinte enaltecer os pedágios, sejam pelas tarifas ou pelo serviço que é retornado a sociedade. O tema gera ainda mais polêmica quando se trata do novo modelo de concessão proposto pelo governo estadual, seja pela nova tabela, bem como pela implantação de novas praças. Porém o que tem chamado a atenção nos últimos dias e gerado inúmeras críticas da oposição ao governo Leite, e inclusive de parlamentares da Assembleia Legislativa, é de que apenas um único nome teria participado do edital. A empresa responsável pelos 271,5 quilômetros de estradas concedidas pelo governo estadual será a Consórcio Integrasul, do Paraná. 
 

Homenagem

De autoria do vereador Clodo Rigo (Progressistas), os vereadores aprovaram a denominação da estrada José Panizzon, uma via pública localizada no distrito de Otávio Rocha. 

Eleição

Ano de eleição é sinônimo de muita atividade, principalmente para a área jurídica e institucional, no Brasil. E é claro que o tema também estaria presente na Serra Gaúcha. Com o propósito de debater sobre as eleições, a Subcomissão de pleitos eleitorais da OAB de Caxias do Sul, que agrega inclusive o município de Flores da Cunha, lançou o evento ‘Nosso voto, nossa voz’, que será realizado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na próxima terça-feira, dia 26, e contará com a presença da Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do RS, Elaine Harzhein Macedo e do Desembargador do Tribunal de Justiça do RS, que também é diretor da escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do RS, Dr. Jorge Luís Dall’agnol. Um dos organizadores do evento é o advogado João Henrique Leoni Ramos, especialista em direito eleitoral. 

Troca de Farpas

Um projeto, para ser levado para votação, precisa passar por uma Comissão, e uma delas, a de Finanças, é composta por dois vereadores de oposição: Ademir Barp, do MDB, e Horácio Rech, do PSB. Após alguns pedidos de requerimentos a Comissão ainda não havia dado um parecer favorável para o projeto da reforma administrativa que criaria mais CCs. A vereadora de situação, Silvana De Carli (Progressistas), reiterou que a oposição estava travando propositalmente o parecer da Comissão para atrasar a votação do projeto proposto pelo Executivo. De outro lado, a oposição diz que quando o atual prefeito César Ulian (Progressistas) era vereador e presidente da Comissão de Constituição e Justiça o projeto da reforma administrativa ficou por meses parado no Legislativo. 

Polêmica

O assunto da reforma administrativa voltou novamente a pauta do Legislativo na última segunda. O motivo? O Executivo encaminhou o projeto para votação no Legislativo, em sessão extraordinária realizada na última quarta-feira, dia 20, o que não agradou a oposição que, segundo contato com a coluna, o Executivo municipal não  teria aguardado o parecer favorável da Comissão de Finanças dentro do prazo cabível, para que fosse dado prosseguimento a votação. 

Alfinetada

Opositor ao governo César Ulian (Progessistas), o vereador Guga Forlin (MDB) direcionou a palavra aos vereadores da base governista do governo César na última sessão. Guga falou sobre a proposta do governo de criação de mais cargos e relembrou frases que haveriam sido ditas na campanha eleitoral pelo atual governo: “Muito se fala em poucas pessoas... mas eu fico tranquilo por que a comunidade lá fora lembrou de uma frase, de que era pra fazer mais com menos”.


Inauguração

Está marcada para este sábado, dia 23, a inauguração da pavimentação da estrada velha que liga Flores da Cunha a Caxias do Sul. A verba para os investimentos, cerca de mais de R$ 4 milhões, é oriunda do deputado federal Osmar Terra, do MDB. Segundo contato de alguns membros do MDB com a coluna, os mesmos não teriam sido convidados para a inauguração da obra – marcada para as 10h 30min da manhã. Entre a oposição havia um clima de insatisfação pela falta de uma “recepção e consideração” por parte do Executivo municipal para com o deputado. Em contato com a coluna, o chefe de gabinete da prefeitura, Daniel Gavazzoni, informou que a administração municipal iria ofertar um churrasco ao deputado e aos demais, porém como o MDB antecipou-se por organizar um encontro com lideranças do MDB e moradores, os membros do governo municipal participarão do evento junto aos emedebistas.