Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Candidato?

O ex-vice-prefeito de Flores da Cunha e também presidente municipal do PSB, Almir Zanin foi convidado pela executiva estadual para ser candidato a deputado estadual

O ex-vice-prefeito de Flores da Cunha e também presidente municipal do PSB, Almir Zanin, juntamente com o vereador Horácio Rech (PSB) e o ex-assessor de bancada, Oliveira Junior, na última quarta-feira, dia 24, estiveram em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa do RS, visitando o presidente estadual do PSB, Mário Bruck. Zanin comunicou que foi convidado pela executiva estadual para ser candidato a deputado estadual nas próximas eleições. Questionado sobre a possibilidade, o ex-vice-prefeito reiterou que a hipótese não está descartada. Os representantes do PSB do município também aproveitaram a viagem para visitar os gabinetes de diversos deputados. 

Batata quente

Tema polêmico nos últimos meses, a reformulação dos sistemas dos pedágios não deixaram de render críticas ao governo estadual. O tema foi colocado em pauta no grande expediente da sessão da última segunda-feira pelo vereador Clodo Rigo (Progressistas). Foram diversas as reuniões com prefeitos que não querem segurar a batata quente das praças dos pedágios nos seus municípios. Conforme a fala do vereador, a proposta era para que se tivesse uma única praça de pedágio, que seria instalada adiante de Antônio Prado, e o valor da taxa de cobrança seria um pouco superior, em contrapartida, Flores da Cunha estaria livre de ter uma praça no município. Porém, a ideia não foi aceita pelo prefeito de Antônio Prado e por outros prefeitos. O que mais pesou contra a futura mudança da praça do pedágio em Flores da Cunha é a questão que a nova localização não terá desvio. 

Orçamento

O vereador do PDT, Angelo Boscari Junior, no uso da palavra no grande expediente da segunda-feira, dia 22, falou sobre as emendas impositivas. Entre um total de cinco emendas que foram protocoladas, uma delas foi assinada em nome da bancada do PDT, na qual será destinada para as áreas da saúde, esporte e lazer. Já em nome do vereador, são quatro emendas para serem utilizadas em pavimentações, saúde, esporte, e passeio público. Entre as emendas de maior notoriedade destinadas pelo edil está a emenda no valor de cerca de R$145 mil, que será utilizada na pavimentação da estrada que liga Otávio Rocha até Mato Perso, onde reiterou a importância do investimento em infraestrutura para o município poder receber turistas. Outra emenda impositiva é a indicação do recurso, no valor de cerca de R$88 mil, para o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

Promessas
A história do nome do nosso município foi contada na tribuna da sessão na última segunda-feira, dia 22, pelo vereador Vitório Dalcero, do MDB. Vitório relembrou a promessa política do ex-interventor do Rio Grande do Sul, José Antônio Flores da Cunha, que havia prometido a construção de uma ferrovia que ligaria o município (na época nominado de Nova Trento) com outras cidades do estado. O vereador leu a notícia, na época publicada no jornal Stafetta Riograndense e reforçou: “As promessas feitas devem ser cumpridas... precisamos ter cautela e cobrar das autoridades o cumprimento do prometido para que o combinado não seja cumprido apenas de um lado do acordo”. Parte das indiretas sobre promessas feitas por Vitório seriam para o governo estadual, na qual o vereador se declarou um crítico, principalmente no quesito educação.

Legenda
No último sábado, dia 20, foi realizado o evento regional Mulheres Progressistas, na cidade de Farroupilha. O evento contou com a presença da presidente do movimento Mulheres Progressistas do Estado e também secretária estadual de Agricultura, Silvana Covatti. O encontro também reuniu a vereadora Silvana De Carli (Progressistas), além das mulheres que fazem parte do movimento, Iliane Pelizzer e Maristela Marini. 

Turismo
Nos bastidores da cena política local, ainda há especulação sobre quem será o secretário de Turismo, pasta que segue sem um capitão para tocar o barco – de um setor que tem muito potencial e que vem tendo notórios resultados por parte da iniciativa privada.