Campanha
O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Carlos Gomes, esteve em Flores da Cunha na última segunda-feira, dia 31 de julho
Na última segunda-feira, dia 31 de julho, quem esteve em Flores da Cunha foi o presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Carlos Gomes. Ele se reuniu com lideranças da sigla no município e, pelo que tenho de informação, a pauta da reunião não foi das melhores, principalmente quando o assunto é eleição e coligação. Pelo que minhas fontes me dizem e analisando o atual cenário, até o momento não vejo uma possível ‘vontade do Republicanos em se repetir a coligação’ com a atual gestão municipal. Pelo menos isso é o que rola nos bastidores entre membros da sigla. O principal motivo? Talvez que a sigla esperasse ter mais espaço no governo municipal. Ouvi de alguns integrantes que a situação atual do partido é: “Queremos vencer a próxima eleição. Por isso, precisamos pensar em nomes fortes para a nominata. Coligação é assunto para o próximo ano, quando as pesquisas já estiverem rolando”. Claro que o cenário político sofre inúmeras alterações, mas me lembro de um pensamento de Maquiavel que dizia, em outras palavras mas de forma semelhante, que em política, os aliados de hoje são os adversários de amanhã.
Multiplicando o Socialismo
Em contato com a coluna, o ex-prefeito Ernani Heberle (PSB) destacou o evento que esteve presente no último sábado, dia 29 de julho, em Porto Alegre, que reuniu um grupo de ‘Multiplicadores do PSB’, com o objetivo de oferecer cursos de formação política dentro do estado do RS. Inicialmente serão realizados encontros nos municípios nos quais existem diretórios municipais do PSB. Ainda em destaque para a coluna, Ernani salientou que os encontros vão definir o que é o PSB, o que ele defende e o que o partido quer para o município: “Não é um projeto de governo, é um projeto de país”. Ainda em documento sobre os cursos oferecidos foi destacado que o PSB adotou o ‘Socialismo Criativo’, que visa promover o desenvolvimento de suas ideias e pensamentos, onde as pessoas são o centro das atenções e os destinatários finais das políticas públicas, destacando que com este espírito humanista, o PSB de Flores da Cunha é o partido onde todos são iguais.
Imprensa
Nos últimos dias, nas redes sociais deste veículo de comunicação, internautas alegaram que em determinada coluna do jornal havia sido divulgada uma informação falsa. Trata-se do embargo das obras do Centro de Saúde, sob os dizeres de que o mesmo não havia sido embargado. Pois bem, soube, em mais de uma situação, que o mesmo havia sido embargado, e inclusive fui novamente informado, na última segunda-feira, dia 31 de julho, em meu telefone pessoal, pelo gerente do Ministério do Trabalho de Caxias do Sul, Vanius Corte, que a obra continuava embargada e que representantes da prefeitura haviam comunicado que iriam entrar com o pedido de desembargo.
Turismo
No grande expediente o vereador Ademir Barp (MDB), destacou o assunto do turismo, mais precisamente do ‘Menarosto’, prato típico da região. Barp destacou a proposta do deputado estadual Carlos Búrigo do MDB, na qual o projeto tem como objetivo tornar Flores da Cunha a ‘Capital Estadual do Menarosto’. Para o vereador a aprovação do projeto promove a divulgação da cidade, impulsionando o turismo e a economia local, preservando a cultura culinária trazida pelos imigrantes italianos. Cabe lembrar que em junho de 2010 um projeto de lei de autoria do então vereador Jatir Mosquer, naquele momento filiado ao PDT, tornou o Menarosto o prato típico de Flores da Cunha.