Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Campanha

Nas ruas, não há clima de eleição, pelo menos em nosso município. Algumas siglas importantes nem mesmo comitê possuem. São poucas as bandeiras de candidatos nas casas, sacadas de prédios e carros

Confesso que tive que concordar com meu leitor a respeito de sua observação sobre esta eleição. Nas ruas, não há clima de eleição, pelo menos em nosso município. Algumas siglas importantes nem mesmo comitê possuem. São poucas as bandeiras de candidatos nas casas, sacadas de prédios e carros. Adesivos nos carros? Poucos. As esquinas com pessoas entregando os ‘santinhos’? Praticamente inexistentes. Ou a população está muito quieta, ou somente acompanha o pleito de forma moderna pelas redes sociais e meios de comunicação. Ou, quem sabe, em um futuro muito próximo, ou até mesmo no momento atual, podemos arriscar que a maneira antiga de se fazer campanha está morrendo antes do que imaginávamos. 
Eu, particularmente, me recordo de quando era pequeno e considerava a carreata uma das partes mais emocionantes das campanhas políticas. Era a disputa para ver qual sigla mobilizava mais carros para encher as ruas do município, coisa que dificilmente veremos de novo. O preço da gasolina e a falta de interesse popular são fatores que, inclusive, contribuem para o fim das mesmas. Carros emblemados são somente os das pessoas mais próximas de algum candidato ou de algum simpatizante. O máximo que ocorreram foram alguns encontros com apoiadores de candidatos, mas nada comparado a antigamente. Já parou para pensar e se perguntar em qual seria a porcentagem da população que nem mesmo sairia de casa caso não fosse obrigatório votar? Qual o seu palpite, caro leitor?

Senado

Na quinta-feira, dia 29, a candidata Comandante Nádia (Progressistas) desistiu de concorrer a uma vaga ao Senado. Nos grupos de política, que abrangem lideranças de todo o Estado, desde a quarta-feira, dia 28, se iniciava uma mobilização em busca destes votos. Antes mesmo da desistência, um número bem expressivo de lideranças do Partido Progressistas estava, desde o início da campanha, apoiando a candidata Ana Amélia Lemos, hoje PSD, mas que em outras campanhas estava filiada ao Progressistas, assim obtendo apoio de diversas lideranças, entre prefeitos e ex-prefeitos. A Comandante Nádia anunciou apoio ao candidato Hamilton Mourão (Republicanos).
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), o nome da candidata continuará aparecendo na urna. Porém, caso seu número seja digitado e confirmado, o voto será anulado.

Mobilidade

O assunto trânsito, que já foi motivo de inúmeras perguntas para este colunista, por parte dos munícipes, foi tema das rodas de conversa na semana. Perdi a conta de quantas vezes fui questionado sobre quando Flores da Cunha teria ruas com sentido de mão única. A resposta era de que estudos já haviam sido realizados, porém não se sabia ao certo quando o município colocaria a medida em prática. As perguntas mais frequentas eram sobre como ficariam os sentidos das ruas Frei Eugênio e Borges de Medeiros. Agora os munícipes já têm as respostas sobre o binário de trânsito, que foi apresentado na segunda-feira, dia 26, para imprensa e comunidade. Confira matéria completa na página 4.

Segurança

A Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de segunda-feira, dia 26, foi ocupada pelo Capitão da Brigada Militar de Flores da Cunha, Daniel Tonatto, que na ocasião esteve acompanhado do Tenente Coronel Luís Fernando Becker. O convite foi via intermédio do vereador progressista Oscar Francescatto. No uso da tribuna, Tonatto destacou os pilares mais importantes no trabalho da Brigada Militar. No início, enfatizou a ampliação de forma contínua do efetivo, valorização, treinamento e qualificação da Brigada. Fez um destaque também sobre o acréscimo de sete policiais militares, uma funcionária pública e a modernização dos processos com o cadastro de ocorrência pelos sistemas informatizados, citando, inclusive, a melhoria da estrutura predial, bem como a aquisição de equipamentos e viaturas. Tonatto ainda apresentou números e estatísticas onde destacou a redução do número de crimes no município entre o período de 2018 e 2022. Sobre o tráfico de drogas, Tonatto frisou: “Nunca tivemos antes tantas pessoas presas por tráfico”.

Visita

Quem esteve na sede do Jornal O Florense no início da semana foi o candidato a deputado estadual, Guilherme Pasin, de Farroupilha. Ele estava acompanhando dos vereadores municipais Diego Tonet e Silvana De Carli.