Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Campanário

Prestes a completar 70 anos de construção em outubro, após o tombamento, será elaborado um projeto de restauração

Durante a sessão de segunda-feira, dia 9, da Câmara de Vereadores, o vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) falou sobre o tombamento histórico do campanário. Prestes a completar 70 anos de construção em outubro, após o tombamento, será elaborado um projeto de restauração. Os recursos necessários para as melhorias como reforma interna, limpeza e iluminação deverão ser captados através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Carpeggiani, o objetivo da restauração é que o campanário se torne um ponto turístico, para que os visitantes possam subir no alto de seus 55 metros de altura. “Ouso dizer que talvez seja o monumento de pedra mais alto do nosso país, não tenho a confirmação desse número, mas certamente é um dos maiores”, destacou. 

Repasse

Na tarde de segunda-feira, dia 9, o prefeito municipal Lídio Scortegagna (MDB) recebeu da mesa diretora da Câmara de Vereadores um documento que devolve aos cofres públicos do município o valor de R$ 146.587,65. O montante refere-se ao duodécimo relativo ao mês de setembro, dos valores repassados para a Casa Legislativa e que não foram utilizados. O Poder Legislativo indicou que esses valores sejam repassados para diminuir a demanda de cirurgias eletivas e para a construção do esgotamento sanitário da Rua Siena, em São Gotardo. 

Indicações

O vereador Pedro Sperluck (PSB) indicou ao prefeito municipal o conserto da estação de tratamento de esgoto no Bairro União. Ele também sugeriu a colocação de contêineres de lixo em Nova Roma. Já o vereador Everton Scarmin (MDB) indicou um projeto de urbanização de algumas das principais ruas do Centro, como Borges de Medeiros, Frei Eugênio e Avenida 25 de Julho. Duas indicações da vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) foram feitas na sessão de segunda-feira, dia 9. Uma delas sugere a destinação de um estacionamento próximo a Escola 1º de Maio para caminhões pesados. A outra indicação para que o prefeito disponibilize uma linha de transporte urbano de Otávio Rocha a Flores da Cunha. 
O vereador Ademir Barp (MDB) solicitou melhorias na estrada que liga as comunidades da Linha 80 a Linha 100. Ele também indicou a instalação de uma casa de passagem para pessoas em situação de rua ou sem residência.

Agroindústria

Durante o uso da tribuna, a vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) falou sobre a agroindustrialização e a importância da agricultura familiar como alternativa de geração de emprego e renda no meio rural. Segundo a vereadora, a agricultura familiar é responsável por gerar cerca de 80% dos empregos no meio rural. “Incentivar a agricultura familiar é uma questão de bom senso”, frisou ela.
Ainda sobre o tema, o vereador Everton Scarmim (MDB) destacou que nunca haviam sido aprovados tantos projetos para a agricultura familiar - referindo-se a diversos  projetos enviados pelo executivo e aprovados pela casa legislativa. 

Suplentes

Alguns dirigentes e membros partidários informaram a coluna ‘Ensaio Político’ sobre um descontentamento de suplentes em não poder assumir a vaga por um período durante a atual legislatura. Lembrando que estamos a um ano das próximas eleições. 

Moção

De autoria do vereador Clodo Rigo (Progressistas), foi aprovada também a Moção de Congratulações em homenagem a Rita Elisa Viapiana Vedana, pelos 43 anos exercidos no ramo farmacêutico do município.

Expointer

De autoria do vereador Clodo Rigo (Progressistas), os vereadores aprovaram a Moção  de Congratulações aos florenses Alexandre Scortegagna, Jamur Mascarello, Vitório Gasparetto, Pétris Muraro e Maria Aparecida Bernardi pela participação na 21ª Feira da Agricultura Familiar, durante a Expointer, em Esteio.