Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Bancada

A bancada do PSB está com um novo assessor: Décio Stanguerlin, mais conhecido como Marinho

Na última segunda-feira, durante a sessão na Câmara de Vereadores, a bancada do PSB estava com um novo assessor. Quem passou a ocupar o cargo de Oliveira Junior, que era assessor de bancada ainda na gestão do ex-vereador Pedro Sperluck (PSB), agora é Décio Stanguerlin, mais conhecido como Marinho, que já foi diretor do Departamento de Trânsito do município.

Imprensa
Na última segunda-feira, dia 7, durante o grande expediente, o presidente do Legislativo, Clodo Rigo (Progressistas), destacou o dia da Liberdade de Imprensa no Brasil, citando algumas publicações desta coluna e de que o vereador Guga Forlin (MDB) não estaria passando para a imprensa informações completas e que as matérias mostravam apenas um lado da situação. Clodo lembrou algumas falas do vereador Guga sobre as reinvindicações e uma possível saída da empresa Hidrover do município pela falta de finalização da obra de acesso à empresa e arredores. Na ocasião, Clodo salientou que a gestão passada teve seis meses para a realização da mesma e que o vereador estaria cobrando a finalização da obra do atual governo. Ainda questionou sobre o abaixo assinado realizado pelos moradores, lembrando que o prefeito municipal, César Ulian (Progressistas), esteve em Porto Alegre visitando a EGR solicitando a finalização da obra. Após as falas de Clodo sobre as publicações da imprensa local, o vereador Guga respondeu. “Ao invés de perdermos tempo em dizer que não temos tempo, devemos abraçar a causa. Eu tive essas informações vindas de uma pessoa da direção da empresa, e acho que você foi um pouco infeliz com a sua fala”. Em seguida, Guga elogiou o trabalho do Jornal O Florense. Ainda no grande expediente, o presidente do Legislativo também direcionou a palavra ao vereador Vitório Dalcero (MDB) sobre a frase publicada nesta coluna em função do vereador fazer cobranças sobre o saneamento do município para a resolução dos problemas da água.

Suplência

Na última coluna, foi abordado o assunto sobre nenhum suplente ter assumido a vaga do vereador Angelo Boscari Junior (PDT) no período em que esteve de licença, o que gerou comentários nos bastidores da política local de que o vereador não teria cedido a vaga ao próximo suplente, no caso o ex-vice-prefeito pelo PDT, Domingos Dambrós. Em contato com a coluna, o vereador salientou que o motivo de nenhum suplente ter assumido a vaga do PDT no Legislativo se deu em virtude do seu atestado médico ser de 12 dias e, conforme o regimento interno da Câmara de Vereadores, somente é possível convocar o suplente com 15 dias de atestado.

MDB

No feriado de Corpus Christi os vereadores do MDB Ademir Barp, Guga Forlin e Vitório Dalcero, juntamente com a assessora de bancada, Morgana Montanari, estiveram reunidos para realizar uma análise criteriosa do plano plurianual 2022-2025, o qual foi apresentado pela prefeitura. A iniciativa teve como parâmetro, inclusive, sugestões da comunidade. 

Educação

No grande expediente, o vereador do PDT Angelo Boscari Junior destacou o tema da educação no município, em função das visitas feitas nas escolas juntamente com a Comissão de Educação. O edil buscou informações sobre o Plano Municipal de Educação instaurado em 2014, que teve como objetivo oferecer em 10 anos educação em turno integral para no mínimo 50% das escolas públicas e atender até 25% dos alunos de educação básica, prioritariamente nas escolas com maior vulnerabilidade social. Conforme Boscari, os diretores das escolas relataram que a participação dos alunos no ensino integral é positiva, que as turmas se tornam mais consistentes e que há uma diminuição da evasão escolar, bem como redução dos índices de reprovação. 

Upeva

O vereador Guga Forlin (MDB) divulgou, a pedido de Paola Costa, representante da UPEVA, que a população possa ajudar a entidade através da vaquinha online, que tem como objetivo arrecadar fundos para manutenção de suas atividades.

Visita

Os vereadores do MDB receberam, na Câmara de Vereadores, Veroni Macedo, assessor parlamentar do deputado estadual Tiago Simon (MDB), que também esteve presente na última sessão do dia 7. Na ocasião, foram tratados diversos assuntos de interesse da comunidade, tais como recursos para as áreas da saúde, agricultura e educação. O tema da falta de água também foi abordado.