Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Assuntos da semana

A proposta de pavimentar algumas ruas no centro da cidade tem gerado assunto nas redes sociais

A proposta de pavimentar algumas ruas no centro da cidade tem gerado assunto nas redes sociais. Moradores e candidatos estiverem em algumas mobilizações para que a prefeitura não realizasse pavimentações em alguns trechos no centro do município. Outro assunto também comentado foi sobre o pedido da revisão do plano diretor, a qual foi solicitado pela empresa Nellfor Participações, que pretende construir o hotel Axten Travel Inn Flores da Cunha. A empresa solicitou alteração para que possa ser construído seis andares. O prefeito Lídio Scortegagna (MDB), ao receber o pedido, destacou que irá encaminhar o mesmo para a Câmara de Vereadores.

Energia
Na terça-feira, dia 13, os vereadores aprovaram por unanimidade a moção de repúdio à empresa RGE (Rio Grande Energia). Segundos os vereadores, o motivo da moção é em virtude do mau atendimento prestado pela empresa e pelas frequentes quedas de luz que vêm acontecendo em alguns bairros. Os vereadores também destacaram o alto valor pago pelos contribuintes para a empresa prestadora do serviço de fornecimento de energia.

Política
No uso do grande expediente, o presidente da Câmara de Vereadores João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB), destacou sobre sua escolha de não ter participado do pleito deste ano, lembrando seus compromissos pessoais e trabalho: “Muitas vezes a vida nos coloca em caminhos e encruzilhadas, e a gente precisa escolher”. Nos bastidores da cena política local, Carpeggiani era citado como um dos possíveis nomes ao pleito para a majoritária pelo MDB na eleição deste ano. 

Turismo
No uso do grande expediente, o tema do turismo foi abordado pelo vereador Éverton Scarmin (MDB), onde destacou a criação da semana do turismo, que tem por objetivo o envolvimento dos setores ao trade turístico junto ao poder público e Secretaria de Turismo, com o intuito de programar ações e estratégias durante determinado período: “O turista está em nossa cidade, a infraestrutura, os roteiros estão prontos, agora é se unir, abrir as portas e faturar”. Scarmin destacou que são vários os fatores para o crescimento do turismo no município e que não só o poder público, mas o setor privado, também tem que trabalhar em sintonia.

Ideologias
Em clima de eleição, um assunto gerou debate na sessão de terça-feira, dia 13: as ideologias dos partidos nas coligações. O assunto foi levantado pelo vereador Clodo Rigo (Progressistas), que destacou: “Tivemos uma divisão coerente das ideologias”, abordando a ideologia esquerda presente em algumas das chapas concorrentes. Clodo também citou o engajamento bolsonarista. Após o comentário de Rigo, alguns vereadores também se manifestaram a respeito do assunto, entre eles o vereador e candidato a prefeito Moacir Ascari (MDB), na qual defendeu os partidos de sua base de campanha e também destacou todos os recursos já enviados a Flores da Cunha pelos partidos que compõem a coligação de sua campanha. Ascari também destacou que sempre estiveram em apoio ao ex-governador Sartori e ao presidente Bolsonaro. O assunto das ideologias também foi falado pela vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), na qual destacou que nem todos os partidos presentes na coligação são de esquerda, conforme destacado pelo vereador Clodo Rigo.

Campanha
O domingo e o feriado não foram de descanso para os candidatos. Em ambos os dias era super visível a movimentação dos candidatos a vereador. Em virtude da não realização dos comícios, diversos candidatos têm adotado a caminhada como uma das principais estratégias de campanha.

Praça
No uso da tribuna no grande expediente, o presidente da Câmara de Vereadores João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) abordou um dos assuntos mais comentados na semana: as confusões ocorridas na Praça da Bandeira na última sexta-feira, dia 9. O edil destacou o conceito de liberdade e educação das pessoas, frisando todos os acontecimentos ocorridos no espaço público, tais como brigas, algazarras, bebedeiras, que foram contestadas por moradores nas redes sociais. Carpeggiani destacou que, nos dias de hoje, o conceito de diversão está meio deturpado, onde alguns passam dos limites, desrespeitando parte da sociedade. Segundo o edil, parte dos munícipes também cobra dos vereadores uma solução, destacando que a Câmara não tem poder de polícia, mas que está em contato com os órgãos responsáveis. Como presidente da Câmara de Vereadores, ele colocou-se à disposição da Brigada Militar, que precisou do apoio do  Batalhão de Choque no final de semana. Sobre o mesmo assunto, o vereador Pedro Sperluck (PSB) destacou o seu projeto apresentado ainda em 2017, que proibia o consumo de bebidas alcoólicas em praças públicas, ruas e avenidas. O vereador Clodo Rigo (Progressistas) destacou a operação Patrulha do Barulho, realizada em algumas cidades pela Brigada Militar, na qual tem por objetivo amenizar aglomerações com barulhos, destacando que o mesmo problema acontece em diversos municípios.