Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Armamento

A Moção em apoio ao projeto do Executivo federal, na Câmara florense, é de autoria do vereador Clodo Rigo

Que as pessoas participam pouco ou quase nada das sessões do Legislativo florense, não é novidade. Mas, na última sessão, a casa estava cheia. Ali estavam defensores pró-armamento e representantes de clubes de tiro. Eles estavam prestando apoio a Moção ao Projeto de Lei 3723, de 2019, que regulamenta a posse, a compra de armas de fogo, munições e insumos, determina quantidades e seu devido transporte. O projeto, de autoria do Executivo federal, foi encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. A Moção em apoio na Câmara de Vereadores é de autoria do vereador Clodo Rigo (Progressistas). Na hora em que ia ser votada a Moção apenas uma manifestação contrária: a do vereador Vitório Dalcero, do MDB, que durante a justificativa de voto frisou: “Durante toda minha caminhada como estudante, como professor e diretor de escola, nunca defendi o uso de arma, pois acredito no diálogo como uma forma de resolver problemas circunstanciais entre os indivíduos, associações, grupos e instituições, portanto é uma convicção sociológica, é uma questão de princípio de vida. E devemos ressaltar que estudiosos em segurança pública veem com preocupação o armamento da população”. Como o assunto do armamento é sempre polêmico, confesso que durante a fala do vereador pensei que o mesmo poderia até ser vaiado. Ainda bem que me enganei. Muitas vezes, em temas polêmicos, as pessoas evitam dar suas opiniões por causa das reações, mas o vereador foi corajoso em sua manifestação que, por sinal, foi escutada e respeitada por todos ali presentes, dando sentido ao diálogo democrático. Um bom sinal para os dias atuais, em que não se tolera o contraditório.
 

Acesso

Ao assumir a cadeira no Legislativo, o vereador Oscar Francescatto (Progressistas) destacou o que considera um dos focos principais na questão de acesso à via pública: a construção de um trevo na travessia do bairro Granja União até a comunidade de Lagoa Bela. Oscar destacou que a periculosidade do acesso se dá em virtude de a estrada ser usada por motoristas para desviar o pedágio, pela utilização das empresas instaladas próximas ao ponto e pelos usuários e moradores de cidades vizinhas que por ali passam diariamente. O edil ainda fez uma observação de locais onde, antes da construção de trevos, mortes aconteceram, como exemplo o trevo de acesso à Nova Pádua. Ainda sobre a importância da obra, Oscar reiterou: “Estou denominando este trevo de Salva Vidas”.

 

Comunidade

As falas do vereador Ademir Barp (MDB) sobre a pavimentação, em Otávio Rocha, na última sessão de agosto e publicadas nesta coluna, geraram assunto tanto no Legislativo como nos bastidores. Não vejo porque a surpresa com a fala, afinal as mesmas encontram-se nas redes sociais da Câmara de Vereadores, sendo divulgadas dias depois desta coluna. 
Em resposta ao edil, o vereador de situação, Clodo Rigo, manifestou-se: “Estou surpreso com a declaração do vereador Barp, que se surpreendeu com a obra que estava sendo feita em Otávio Rocha”. Clodo ainda questionou qual o motivo de o governo anterior não ter realizado a obra.

 

Visita I

Candidato visitou o Jornal O Florense e foi recebido pela editora, Gabriela Fiorio.

Na segunda-feira, dia 5, quem esteve visitando o município foi o candidato a governador do Estado Vicente Bogo (PSB). Bogo se reuniu com lideranças locais do PSB e alguns meios de comunicação, encontros estes que foram agendados pelo ex-prefeito de Flores da Cunha, Ernani Heberle. Na ocasião, Bogo, que já foi vice-governador no governo de Antônio Britto, contou sua trajetória política e fez questão de destacar o que considera uma de suas principais bandeiras: a luta pela defesa e aposentadoria do trabalhador rural, ainda quando era deputado constituinte. O candidato também citou alguns pontos importantes no que se refere a questão da gestão do Palácio Piratini caso eleito, bem como a defesa e a importância do Banrisul. As finanças e o equilíbrio fiscal do estado também foram tema da conversa. 

 

Visita II

Quem também passou por Flores da Cunha foi o candidato a deputado estadual Neri, O Carteiro. Ele esteve no Jornal O Florense na tarde de terça-feira, dia 6, e, à noite, se reuniu com a comunidade florense e paduense.

 

Mobilização

Está marcada para este domingo, dia 11, a ‘Caminhada pela Esperança em Flores da Cunha’. O ato conta com a presença do candidato a governador do PT, Edgar Pretto, e seu vice, Pedro Ruas, e vai acontecer às 17h no trevo de acesso ao município, próximo ao Posto Sim do bairro Pérola.