Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Tia Laurinda binária

Quer dizer que fazem as mudanças e vão sinalizar depois? 

Recebo uma ligação da Tia Laurinda. Pensei que ia me contar as aventuras de Brasília.  Me enganei. Ela não quer mais falar nesse assunto. Não gostou da viagem. Perdeu contato com as amigas que a convidaram, não conseguiu ressarcimento do valor e, até agora, não entendeu direito o que aconteceu. Enfim, quer deixar isso no passado. Ligou para contar as novidades. Como sempre, misturando e confundindo os assuntos. 
- Oi meu querido! Quero dizer que já estou preparada para fazer a vacina binária contra a Covid-19. 
- Tia, acho que a senhora vai fazer a vacina bivalente. Binário é o novo sistema de trânsito implantando na cidade. 
- Nem me fale desse trânsito bivalente. 
- Binário, tia. O sistema de trânsito é binário. 
- Olha, eu posso me confundir às vezes, mas acho que não é nem binário, nem bivalente ou bicampeão, ele é, isso sim, precário. 
- Toda a mudança inicialmente gera uma resistência, a gente estranha, mas com o tempo a gente se acostuma e tudo volta a parecer normal.
- Não estou reclamando da mudança, estou falando que o sistema é precário em sinalização. Onde estão as placas? Aquelas plaquinhas do tamanho de um fundo de garrafão não alertam ninguém, não se enxerga. 
- Acho que a senhora tem razão, eu que não ando muito pelo Centro vi muitos carros entrando na contramão, mas acho que ainda não completaram a sinalização. 
- Você quer me confundir ainda mais? Quer dizer que fazem as mudanças e vão sinalizar depois? 
- Não. Quero dizer que podem ter ocorrido alguns imprevistos e que o processo de mudança ainda não está completo. Mas é só uma opinião, não é informação. Não precisamos brigar por isso. 
- O sistema de sinalização é precário. Pra você que é metido a poeta, taí uma rima grátis: o sistema é precário e corre o risco de se tornar funerário. 
Tentei mudar de assunto: - Fico feliz que a senhora está disposta a fazer a vacina bivalente, porque lembro que no início a senhora resistia à vacina. 
- Quer dizer que a vacina está relacionada com as mudanças no trânsito? É uma forma de dificultar as pessoas a chegarem nos postos de vacinação?
- Não tia, não tem nenhuma relação entre uma coisa e outra. 
- Então você quer me dizer que tem que fazer a vacina binária para entender o trânsito bivalente?
- Não, tia. Quero dizer que apesar dos nomes parecidos não há relação entre as duas coisas. A senhora está confundindo. Só isso. 
- Continuo dizendo que é precário. Olha só o que me aconteceu: como você sabe eu estava viajando naquela excursão a Brasília, que eu não quero nem lembrar, por isso não acompanhei os avisos de mudanças. Domingo passado, como faço habitualmente, fui para a cidade para participar da missa na Igreja Matriz. Comecei entrando na contramão em uma destas travessas, voltei, peguei a rua para estacionar atrás da Igreja, era contramão. Dobrei na primeira transversal, dei a volta, fui novamente em direção a Igreja, novamente contramão. Desisti. 
- Desistiu de rezar por causa do trânsito?
- Fui rezar na capela das Irmãs Clarissas. Por lá não teve alteração no trânsito.