Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Tia confusa

Tia Laurinda me liga para desejar um feliz Ano Novo

Tia Laurinda me liga para desejar um feliz Ano Novo. Ela é uma eterna otimista, desde criança, quando nos machucávamos em nossas brincadeiras, sempre tinha um conselho “com o tempo passa”, quando os problemas eram maiores dizia “isso também vai passar”. Parecia que nada podia abalar a sua fé e seu otimismo. Ela continua igual, porém com os anos, parece que algum dos neurônios entraram em conflito, ela mistura os assuntos e as notícias se tornam confusas. Talvez seja o excesso de “informações” que recebe pelas redes sociais, principalmente pelo “zapzap”, segundo a expressão dela. Vejam parte do diálogo: 

- Graças a Deus tudo vai voltar ao normal nesse novo ano. A pandemia já vai estar controlada, já tomei a terceira dose para prevenir a HB19, agora parece que surgiu um novo vírus, mas já vi que tem uma nova vacina para a HB20. Então é só vacinar todo mundo e tudo volta ao normal. 
- Tia, a senhora está enganada. A vacina é para a Covid-19 e a nova variante será combatida pela mesma vacina. HB20 é um tipo de carro. 
- Posso me enganar nos nomes, mas tenho certeza que tudo estará controlado nesse ano, principalmente agora que as crianças vão levar os pais para se vacinar por ordem do governo. 
- Acho que a senhora está se confundindo. O governo não obriga ninguém a se vacinar, pelo contrário, quer que os pais assinem uma autorização para a vacinação das crianças, chegaram até a sugerir recomendação médica para isso. 
- Mas eu continuo otimista. Recebi uma gravação dizendo que um novo micro-ondas vai ajudar a combater a pandemia.
- Será que não estavam falando da ômicron? Esta é uma variante do vírus e que alguns acham que ela é bem-vinda porque é mais contagiosa, porém menos agressiva. Olha só a que ponto chegamos: achar que uma doença pode ser benéfica. Essas pessoas esquecem que foram vacinadas contra sarampo, caxumba, varicela, entre outras. 
- Mas recebi no meu grupo de “zapzap” que esse novo vírus micro-ondas está mais fraco e que isso vai virar uma gripezinha, como já foi anunciado há algum tempo. 
- O nome é ômicron, tia. Uma das explicações para o vírus “mais fraco” é a cobertura vacinal que ajuda a combater o vírus assim que a pessoa é contaminada. Mesmo assim, não devemos facilitar porque pode voltar a sobrecarregar o sistema de saúde. 
- Você está tentando diminuir meu otimismo, mas não vai conseguir, porque o país está melhorando, viu que o PIB foi de 10,06% no ano passado?  
- Acho que a senhora está se confundindo. O índice de 10,06% foi do IPCA, apesar de ser parecido, afinal tem um “I” e tem um “P”, mas são coisas diferentes. Esse índice foi da inflação do ano e quanto mais alto pior para nós. A previsão do PIB para esse ano é de 4,51%. 
- Não vou deixar você diminuir meu otimismo. Vou confirmar essas informações com meus grupos de “zapzap”, um beijo querido.