Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Terraplanista

Aconteceu no final de semana a 1ª Convenção Nacional da Terra Plana

Aconteceu no final de semana um evento que mostra que a ignorância humana, além de não ter limites, encontra seguidores. O evento a que me refiro foi a 1ª Convenção Nacional da Terra Plana. Acreditem se quiserem meus caros 18 leitores (mais um se identificou por esses dias), quatrocentas pessoas pagaram ingressos que variavam de R$ 80 a R$ 110 para participar. Um dos organizadores deu sua contribuição para o conhecimento da humanidade com a afirmação: “Ninguém nasce acreditando que a terra é uma bola. A ignorância é uma bênção”. Isso é verdade. Outras afirmações que entrarão para o mundo científico: as fotos da terra feitas pelos astronautas não são reais, foram produzidas. Não existem registros confiáveis da existência real de foguetes e astronautas. Ninguém viu um foguete deixando a terra, com um minuto de filmagem eles cortam e colocam a computação gráfica. Outro “cientista” afirma que a viagem dos astronautas era feita em estúdio: “eles colocavam uma cordinha e puxavam para o alto para dar a impressão que estavam flutuando.” Quando pararem de rir continue a leitura que tem mais. 

Chefe?
Um dos entendidos questiona a comunidade cientifica, perguntando: “quem é o chefe dessa comunidade? A igreja tem o Papa. E eles?” E assim segue o encontro com alguém questionando a lei da gravidade, outro questiona a ligação do presidente com os astronautas, pois se não consegue ligar para o interior do estado como fazer uma ligação para a lua? Outro afirma que acreditar que a terra é plana é acreditar no Criador, a terra redonda é a teoria do caos que o dispensa. Porque esse assunto é importante? Porque no governo tem várias pessoas com poder de decisão que acreditam nessas teorias. Há uma mistura de filósofo, astrólogo e guru de alguns poderosos que difundem essas ideias, então é bom conhecer e saber o que pensam, daqui a pouco poderá sair um decreto revogando a lei da gravidade. Outro seguidor pode querer processar a família Schurmann por mentira, pois eles afirmam que deram a volta ao mundo num veleiro. Como não descreveram a beira do mundo? 

Sumiram
No meio dessa loucura que estamos vivendo com as afirmações mais absurdas, comecei a observar que algumas teorias desapareceram nos últimos tempos. Uma delas é a da urna eletrônica, era uma fraude e era manipulada. O que deu origem a projetos para imprimir o voto e outras teorias conspiratórias. Como por milagre pararam de questionar, o que terá acontecido? Outro assunto que desapareceu é sobre o programa bolsa família. Afirmações como “vai quebrar o país”, “estamos criando um bando de vagabundos”, entre outras afirmações carregadas de preconceito. Ninguém mais fala.  Incluíram até um 13º salário. Esse assunto também desapareceu, porque será? Como dizia F. V. Schiller (1759-1805): “contra a estupidez, até mesmo os Deuses lutam em vão”.