Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Saneamento

Foi noticiado nas edições passadas que o projeto que determina a concessão do fornecimento de água em mais 25 anos para a Corsan está tramitando na Câmara de Vereadores.

Foi noticiado nas edições passadas que o projeto que determina a concessão do fornecimento de água em mais 25 anos para a Corsan está tramitando na Câmara de Vereadores. Muito lentamente segundo a manifestação de alguns vereadores. Surpreende a mim e, a algumas pessoas com quem comentei o assunto, que isso não tenha sido debatido mais profundamente. O primeiro ponto é o preço da água que é servida em nosso município e como ele está posicionado em relação aos às demais cidades da região. Sendo os serviços prestados pela empresa quase um monopólio, fica difícil a comparação. A composição da estrutura tarifária é um emaranhado de critérios com tarifas e tabelas exponenciais que também dificulta o entendimento. Mesmo com essas dificuldades me aventurei a olhar o custo e comparar com o município vizinho de Caxias do Sul.

Custos e responsabilidades

Considerando que no mês de janeiro a tarifa para a cidade de Caxias do Sul foi reajustada em 21,42%, o custo do metro cúbico para uma tarifa residencial passou para R$ 2,88 enquanto o preço da Corsan que está vigorando a partir de julho de 2009 é de R$ 3,11. Até o mês de dezembro nosso custo era 31% mais alto. Com o reajuste ainda pagamos 7,9% a mais que o município vizinho. Essa diferença deverá ser maior a partir de julho quando ocorrerá novo reajuste. Outro ponto que deve ser abordado é com refêrencia a qualidade dos serviços prestados e que alternativas restam à população. De quem é a responsabilidade pelos serviços de infraestrutura, quais os custos assumidos pelo poder público e quais serão de responsabilidade da empresa. Outro ponto sensível que está com a debate atrasado é sobre o esgoto do município. Quando será implantado o tratamento do esgoto urbano? De quem será a responsabilidade? Ou continuaremos a fazer de conta que o problema não existe? São questões que poderiam entrar no debate, uma vez que estamos falando em renovar a concessão de uma empresa de saneamento.

Juras e juros
O presidente do Banco Central jura que o objetivo da política de juros é manter a inflação dentro da meta estabelecida. Em outras palavras dominar o dragão enquanto ele é pequeno, pois quando cresce... Nesta semana, duas decisões: O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), decidiu mais uma vez manter a taxa de juros inalterada num intervalo entre zero e 0,25%, como previam os especialistas de mercado. De acordo com nota, a atividade econômica continua se fortalecendo e o mercado de trabalho começa a melhorar, além de enfatizar que os juros continuarão baixos por um período extenso. O Banco Central brasileiro, por sua vez, decide aumentar os juros em 0,75 pontos percentuais para “assegurar a convergencia da inflação à trajetória de metas”, segundo a nota oficial. Decisões que caracterizam a diferença de politica econômica: Os americanos optam pelo crescimento e nós pelo combate a inflação.