Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Renda fixa

O desempenho da bolsa de valores nos últimos meses fez com que os investidores olhassem com mais interesse para os instrumentos de renda fixa

O desempenho da bolsa de valores nos últimos meses fez com que os investidores olhassem com mais interesse para os instrumentos de renda fixa. O índice Ibovespa caiu 11,5% no mês de junho. Ao mesmo tempo, a taxa Selic teve mais um aumento, atingindo 13,25% ao ano. Segundo levantamento de empresa especializada e que analisa em torno de 340 mil extratos de investimentos e patrimônio acumulado de R$ 250 bilhões, a migração para a renda fixa continua de forma acelerada, principalmente entre os investidores mais ricos. A composição da carteira de investimentos desse segmento tem a maior participação de fundos multimercados, com 39,9%, renda fixa com 36,9%, e ações ou fundo de ações com 12,1%. O restante está dividido entre outros investimentos. 

Pré ou pós
Falando em renda fixa, analistas de um grande banco estão recomendando alocações conservadoras, apresentando otimismo em relação aos ativos pós-fixados e revela cautela com os prefixados. A falta de clareza sobre novas altas da taxa Selic e os debates sobre questões fiscais sugerem que os juros podem continuar altos por um bom tempo, aumentando a atratividade dos investimentos pós-fixados. Em relação aos prefixados é preciso ter cautela devido a falta de clareza sobre a recuperação econômica mundial. 

FGTS
Os trabalhadores com contas vinculadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vão poder sacar 99% do lucro líquido obtido pelo fundo em 2021. O que, a primeira vista, parece ser uma boa notícia, na verdade mostra que os lucros ficaram abaixo da inflação. Segundo a Caixa Econômica Federal, a estimativa de rentabilidade vai ficar em torno de 5,83%. Considerando que a inflação pelo índice Nacional de Preços aos Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 10,06% no ano passado, podemos ter a noção do prejuízo. 

Sacar ou não?
Com base nesses ganhos, a pergunta que muitos se fazem é se compensa realizar o saque-aniversário, onde parte do saldo da conta pode ser retirado no mês de aniversário do trabalhador. A resposta para tal pergunta deve considerar algumas ponderações. A primeira delas é que o fundo foi criado para ser usado em situações inesperadas, como uma demissão, assim, o saque, mesmo que seja destinado para ativos com rendimentos superiores, deverá ter em mente que é uma reserva de emergência. A segunda ponderação é sobre os rendimentos. Aqueles que já possuem uma reserva de emergência devem sacar os valores para buscar remuneração melhor. O que não difícil, visto que neste ano as projeções indicam um rendimento do FGTS será menor que a inflação. Nessa segunda situação, a alternativa é buscar aplicações que garantem a manutenção do poder de compra, como aqueles que remuneram a inflação (IPCA), mais uma taxa de juros que, em alguns casos, estão chegando a 6% ao ano.