Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Questões

Por que o mensalão tucano ainda não foi julgado se aconteceu oito anos antes do mensalão petista?

Espécies
Esta coluna não vai agradar alguns leitores, principalmente aqueles que denomino de Homo ignorantus. Explico: basta o colunista não se alinhar com as manchetes de alguns jornais para que essa minoria se transforme num pit bull com dor de dente. O ignorantus não tem argumentos, como não pode ir contra os fatos, resta a ele desqualificar, geralmente com ofensas ou ameaças. Sem argumentos, foge ao debate colocando sua opinião no ‘penico digital’ das redes sociais. Ali ele pode vomitar todo seu ódio e intolerância. Às vezes fica difícil saber se está argumentando ou fazendo lavagem intestinal. Alguns escrevem como se grandes escritores fossem seus seguidores. Já vi aberrações destinadas a Umberto Eco, Fernando Pessoa, entre outros, escritas em 1ª pessoa, como se falassem diretamente com o autor. Como entender o que se passa na cabeça do ignorantus?

Rumo

Esse espécime geralmente agride o teclado, a Língua Portuguesa e os que discordam, destilando intolerância e ódio. Alguns justificam sua posição com um diploma de curso superior ou de especialização – como se isso, por si só, lhes desse razão. Como disse Abraham Lincoln: “Deus deve amar os medíocres, pois fez vários deles”. Geralmente, o ignorantus se identifica com a extrema direita e sonha com a volta da Ditadura Militar. Ignora a diferença entre regime político e política econômica. Acredita que a salvação do capitalismo é uma ‘boa ditadura’, o que só existe na cabeça do alienado. Quando me informam que um deles publicou algo no ‘penico digital’ agredindo a coluna ou seu autor, digo: “Graças a Deus! Estou no caminho certo”.

Questões
Os primeiros parágrafos foram para explicar aos demais leitores que apesar da atuação dos Homo ignorantus continuo a escrever para os Homo sapiens. Há algum tempo penso em publicar algumas questões. Inicialmente imaginava algo do tipo ‘As 10 maiores dúvidas’, porém a quantidade foi aumentando. São mais de 30 e a cada dia surgem outras. Assim, vou colocando em pequenas doses, como acontece com os vazamentos da Lava Jato:
– Por que o mensalão tucano ainda não foi julgado se aconteceu oito anos antes do mensalão petista?
– Por que um mensalão foi julgado pelo STF e o outro será julgado na primeira instância e, apesar disso, manifestantes e grande imprensa, entre outros, silenciam?
– Dois indiciados no mensalão tucano já se safaram por atingirem a idade de 70 anos: Claudio Mourão, tesoureiro do PSDB, e Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Onde estão as manchetes de indignação? Onde estão as manifestações?
– O criador da metodologia do mensalão, usando o mesmo autor (preso) e a mesma empresa, está com 66 anos. Será que o processo vai demorar mais quatro e livrar todos os tucanos?
– Se isso acontecer, o que é bem provável, continuaremos a ‘ouvir o silêncio’ da grande mídia e dos indignados seletivos?