Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Poupança e fundos

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a poupança se mostra mais vantajosa que a maioria dos fundos destinados ao pequeno investidor.

 De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a poupança se mostra mais vantajosa que a maioria dos fundos destinados ao pequeno investidor. Como regra geral, o fundo de investimento só é vantajoso se a taxa de administração for inferior a 1%. Levantamento feito pela entidade nos 72 fundos com aplicação inicial a R$ 500, em somente 28 a taxa é menor que 1%. Isso tem resultado na redução da rentabilidade dos fundos.
Rentabilidade líquida
Outro ponto importante que o pequeno investidor deve observar é que a rentabilidade do fundo é divulgada somente com os custos administrativos, porém, o resultado líquido vai depender da dedução do imposto de renda, que varia de 22,5% a 15%, dependendo do período de aplicação. Quanto maior o tempo, menor a alíquota. Ao passo que os rendimentos da poupança, que são divulgados, já são líquidos, não sofrem nenhum desconto.
Promoções
Outro cuidado que o investidor deve ter é com relação a produtos financeiros que dão direito a prêmios ou que estão vinculados a promoções com objetivos esportivos ou “sociais”. Geralmente eles cobram dos clientes pelas “ações beneficentes” na taxa de administração, desta forma, a redução do ganho para o investidor vira uma ação social da instituição financeira.
Quando acaba?
Essa é a pergunta frequente com relação à zona do euro. Na onda das redundâncias que assola a nossa cidade, a resposta correta é “só acaba quando termina”. O mundo acompanha com atenção o desenrolar, os mercados financeiros reagem de acordo com as notícias, mas ultimamente tem sido difícil ter uma previsão otimista. Os dados divulgados nesta semana mostram que a atividade industrial continua caindo, apesar de atingir o nível mais baixo dos últimos três anos. Isso explica porque a menor taxa de juros da história do Brasil não é suficiente para impulsionar o crescimento da economia. O medo é o principal inimigo dos investimentos.
Redundância
Considerando que foi aprovada uma estrada com o nome de ‘Elo de Ligação’, conforme noticiado pelo O Florense na ultima edição, acho que devemos ajudar nossos legisladores para que não percam muito tempo no debate de nomes para futuras homenagens à redundância. Humildemente, sigam as minhas sugestões para as próximas estradas: ‘Acabamento Final’, ‘Vinho de Uva’, ‘Certeza Absoluta’, ‘Duas Metades Iguais’, ‘Criação Nova’ e ‘Convivendo Junto’.