Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Política

A dúvida é decorrente da existência de eventos que recebem verba pública e não prestaram contas.

Manifesto do PUM
O Partido Utópico Moderado (PUM) reuniu sua executiva municipal para avaliar os últimos debates ocorridos no legislativo de Flores da Cunha sobre a reforma da Casa, instalações da nova bancada, os gastos decorrentes disso, entre outros assuntos. Devido à falta de uma sede própria, a reunião ocorreu em local ermo e a céu aberto. Ao ver a pauta de assuntos, um dos componentes reforçou a dose de Dramin para ter condições de participar dos debates. Depois de 15 minutos de debates intensos, resolvemos fazer um manifesto sobre os últimos acontecimentos.

Política
Se está na lei feita pelos próprios ‘edis’ o direito de uma estrutura própria para o partido, por que discutir? Ou se cumpre ou se altera a lei. Valores mais significativos foram gastos de forma, no mínimo, questionável, e tudo foi aprovado sem grandes debates. O que mudou? Ou será que o debate só ocorre devido ao pequeno valor? A dúvida é decorrente da existência de eventos que recebem verba pública e não prestaram contas.
Apesar de ser um partido moderado, o PUM tem várias alas. A ala mais moderada do partido acredita que é um bom sinal porque geralmente a prestação de contas ocorre somente quando dá prejuízo e o poder público cobre a diferença. Já a ala mais radical acha que devíamos exigir a prestação de contas. A ala mais ao centro encerrou a discussão ao lembrar que não temos poder para isso, ainda não temos voz, somos o PUM silencioso.

Moções e propostas
Queremos deixar claro que não estamos legislando em causa própria, se algum dia tivermos meio vereador eleito abriremos mão de toda essa estrutura, nossas reuniões serão em espaço aberto, pois para fazer as M...oções (O quê? Estavam pensando em bobagem novamente?) é melhor que seja em espaço aberto em vez de uma sala fechada. Da mesma forma para fazer aquelas P...ropostas (não pensem em bobagens, por favor) não é necessário nenhum assessor, um estagiário está ótimo, e como todos sabem, estagiário é um espécime que se adapta às piores condições de trabalho.
Por fim, apoiamos que o jornalista Fabiano Provin receba uma insalubridade por frequentar as sessões do legislativo. Também achamos que a Casa Legislativa deveria arcar com esses custos em retribuição aos serviços prestados na divulgação dos trabalhos (?). Propomos que isso seja feito o mais rápido possível, pois quando o PUM (Partido Utópico Moderado) fizer parte daquela Casa, o clima poderá ficar mais pesado.
Dado o adiantado da hora, a executiva do partido resolveu encerrar os trabalhos. Nós três pensamos em dividir o táxi, porém, como já tinha passado das 20h30min, não conseguimos. Fomos para casa a pé. Na próxima reunião debateremos o Uber.