Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Pibinho

Esse é o termo que os especialistas estão usando para projetar o crescimento da economia brasileira neste ano.

Pibinho
Esse é o termo que os especialistas estão usando para projetar o crescimento da economia brasileira neste ano. A cada trimestre a previsão de que o crescimento será pequeno está se confirmando. Os dados do segundo trimestre mostram que a economia encolheu 0,6% sobre o trimestre anterior. A retração era esperada, porém, o resultado veio um pouco abaixo. A maioria das projeções apontava para um a queda de 0,4%. Com base nos dados mais recentes o PIB deverá crescer no máximo 1% nesse ano. Com base no cenário internacional era esperado um crescimento menor para o Brasil. Isso pode nos servir de consolo, mas não significa que tudo está bem – existem grandes questões econômicas que deverão ser enfrentadas pelos próximos governantes.

China
Na semana que passou o Banco Popular da China (BPC) anunciou investimento de US$ 81 bilhões para tentar melhorar o desempenho econômico, isso depois que as projeções indicam um crescimento de 7,4% neste ano. Para um país que crescia a media de 10% ao ano é um numero preocupante que faz com que seus governantes cogitem intervir para manter o crescimento. O desempenho industrial caiu para o menor ritmo desde a crise financeira de 2008 e o investimento estrangeiro está no menor nível dos últimos quatro anos. Além disso, o país asiático colocou em prática algumas ações contra monopólios, quando grandes empresas já foram intimadas a reduzir seus preços.

Euro

Na zona do euro a situação não é diferente, tendo na Alemanha o único país que cresceu, com projeção de 0,8%. Os demais se contentam com crescimento zero. O Banco Central Europeu tem como desafio injetar €$ 300 bilhões para reativar a economia sem endividar os países. Com base no cenário internacional era esperado um crescimento menor para o Brasil. O que não significa que tudo está bem. Ao contrário, para as necessidades brasileiras e para as políticas econômicas do futuro é sinal de que devemos repensar algumas decisões, principalmente em relação à dependência externa.

Expectativa

A proximidade do final do ano aumenta as esperanças de vários setores. Entre eles o comércio e a indústria vinícola que, nos últimos dias, viu crescer o mercado de espumantes. Empresários do setor estão curiosos com uma empresa que comprou toneladas de maçã. Qual será o volume de ‘Sidra’ a ser comercializado? O mais curioso é que a empresa não tem engarrafamento. Será que o Papai Noel explica?