Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

PDD e Estatais

Os dados mostram que as empresas estatais sempre deram lucro

Quem escreve está sujeito a ouvir críticas, algumas com procedência, outras escritas com o fígado, ofendendo e querendo pautar os assuntos. Tem muito tempo, um leitor que denominei de “homus ignorantus” enviava mensagens ofensivas ao Jornal e ao colunista que eram simplesmente ignoradas. Desistiu depois de uma experiência em cargo público de terceiro escalão. E tem meu amigo, PDD., de quando em vez quer dar palpites e sugerir assuntos. Ele é boa gente, mas é ingênuo, acredita em tudo que publicam no “esgoto digital” ou que recebe pelo “zap zap”. Afirma, por exemplo, que o homem nunca pisou na Lua e que os astronautas que achamos que foram para o espaço assinam um contrato que os proíbe de afirmar que a Terra é plana. Recebo do meu amigo uma ilustração comparando os lucros das estatais em dois governos diferentes com uma mensagem desafiadora: por que não escreve que agora as empresas estatais estão mostrando lucro quando sempre deram prejuízo? Será por que a Globo não mostrou? 

Lucros
Não sei se outros veículos de informação publicaram algo. De minha parte nunca escrevi porque simplesmente não é verdade. É mais uma mentira das redes digitais. Os dados mostram que as empresas estatais sempre deram lucro, pode ser que em algum período uma ou outra tenha dado prejuízo. Como podemos verificar isso? Pelos dividendos recebidos pelo Tesouro Nacional. Lá está a realidade bem diferente da “bolha digital”. Alguns pesquisadores se ocupam desse assunto e, apesar das dificuldades atuais de obter os dados, existem séries históricas que mostram o que essas empresas repassaram ao tesouro como parte dos lucros. Um desses estudos analisa as séries mensais desde 1999. Olhando os valores históricos é possível observar que houve períodos de lucros muito maiores, as vezes até o dobro dos últimos anos. 

Deflacionando
Os dados por si só podem nos iludir. Então os valores foram deflacionados pelo IPCA e mostram que elas deram lucro em todos os governos. Uma curiosidade: 10 ou 12 anos atrás elas davam o dobro de lucro do que agora. A tendência mostra que depois do processo de saneamento, ocorrido no início do Plano Real, os lucros foram crescentes, mantendo essa tendência até a crise de 2015, onde os lucros começaram a diminuir chegando ao menor patamar em 2017. Mas os resultados eram positivos. Depois disso, aumentaram e apresentaram nova queda no período da pandemia. Esses são os dados públicos. 

Questão
O que pode ser debatido é o verdadeiro papel das estatais. Será que elas existem para obter lucro ou para prestar serviço eficiente ajudando no bem-estar da população? Seria suficiente a empresa ser autossustentável, retirando da sociedade apenas os recursos para manutenção e novos investimentos? Tomemos por exemplo a Petrobrás, que anunciou um lucro de R$ 42,9 bilhões apenas no segundo trimestre do ano. Quanto isso custou para o consumidor? Quanto contribuiu para a inflação estar aumentando da forma como está? Nenhuma empresa deve dar prejuízo, mas a forma como o lucro é obtido pode ser questionada. Mas como debater isso com meu amigo PDD que acredita serem os governadores os responsáveis pela alta dos combustíveis?