Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Pássaro confuso

Algumas coisas não estão muito claras no Portal da Transparência da prefeitura

Um passarinho me contou (esse é outro, não o mesmo das vezes anteriores), que algumas coisas não estão muito claras no Portal da Transparência da prefeitura. De acordo com meu informante de bico curto, as informações sobre os salários estão confusas. Confesso que nunca tive muita curiosidade em relação a essas questões e não dei muita importância. Tenho usado de precaução com meus informantes, não pela falta de confiança, mas às vezes a informação chega através de vários intermediários e, como na antiga brincadeira de telefone sem fio, o que começa em uma ponta do telefone, chega na outra de forma totalmente deturpada. 

Filtros
Outra razão para filtrar os dados que chegam é a possibilidade de um mal-entendido, vai que o pássaro informante tenha se alimentado com alpiste estragado, ou então, vem sendo alimentado e envenenado por referências equivocadas. Acrescentemos a isso que existe uma estrutura que entre os seus objetivos está o de esclarecer as dúvidas da população. Ela é denominada de Câmara de Vereadores. Bem, pensando melhor. Não. Não é bem o tipo de tarefa que eles gostam de executar. Por que eles não o fazem? As razões podem ser as mais diversas: isso dá trabalho, gera desgaste, tem que debater e, às vezes, se consegue até algumas inimizades. Pensando um pouco mais e refletindo sobre o presépio legislativo, resolvi dar uma olhada.

Portal
E não é que meu informante emplumado tem razão. As informações são confusas, ao menos da forma como estão presentes no Portal. Coloco dois exemplos na tabela abaixo e informo que os valores foram alterados, mas mantidas as proporcionalidades, uma vez que não interessa identificar o beneficiário, apenas exemplificar a dificuldade de entendimento:

Como pode ser observado nestes exemplos, não fica claro de onde surgiu o total bruto, uma vez que, depois do adicional por tempo de serviço as demais rubricas encontram-se em branco e a soma não confere. Da mesma forma, as deduções do total bruto não resultam no valor informado. Isso pode ser apenas problema do sistema que alimenta o site, ou então alguma outra questão técnica, mas que não está claro, não está. 

Síndrome
Outro observador atento das atividades legislativas me informa que o comportamento de alguns componentes e suas homenagens e iniciativas, de pouca ou nenhuma relevância, pode ser explicada pela síndrome da abelha: pensa que é rainha, mas é somente um inseto.