Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Nova empregada

Estou em busca de uma nova empregada. Nossas necessidades mudaram, fizemos uma reforma, compramos eletrodomésticos de última geração

Diz a senhora com aquele ar típico de patroa: estou em busca de uma nova empregada. Nossas necessidades mudaram, fizemos uma reforma, compramos eletrodomésticos de última geração, estamos precisando de colaboradores mais atualizados. Vou lhe mostrar a casa, vamos começar pela cozinha. Parou em frente a um forno de última geração como quem fosse um quadro impressionista, questionando: A senhora sabe utilizar esse equipamento?  
 - Sei sim senhora, é um micro-ondas com funções de forno combinado, com ele é possível dourar com a função grill, cozinhar com vapor e fazer alimentos com a função crisp. Tenho cursos para cozinha com diversos tipos de fornos e também de boas práticas na cozinha. 
Chamou a atenção da senhora a pronúncia dos termos em inglês, mas deixou para lá. 
- Temos um fogão por indução. Nossa última empregada não conseguiu se adaptar, sempre deixava queimar a comida. A senhora conhece? 
- Sim, senhora. Como ele usa magnetismo para aquecer, não tem perda de calor e cozinha mais rápido. 
Uau! pensou a senhora, essa mulher caiu do céu. Parou em frente à geladeira e apontou como quem revela uma espaçonave. Conhece? 
- Sim. É uma geladeira “syde by side”, tem um painel “Blue touch”, uma tecnologia “touch control”, esse modelo tem um dispenser para água e “Ice Maker”. 
Nossa, pensou a senhora, acho que é uma empregada nerd, nem eu conhecia todas as funções. E que pronúncia! Acho que pode dar aula de inglês para as crianças. Pensou em mostrar o ferro de passar com tecnologia Provelocity, mas achou desnecessário. Foi para a lavanderia e mostrou a máquina de lavar roupa importada recentemente, sem similar no Brasil, com o que há de mais moderno em tecnologia de lavar.
 - Acho que aqui você poderá ter dificuldades, porque é importada e o manual é todo em inglês. 
- É uma  Smart Washer/ Dryer. Conheci na Disney. Lá tinha um sistema de monitoramento por smartphone, o Smartcheck. Não sei se tem aqui ou se o modelo é o mesmo, mas se tiver o manual eu aprendo. 
- Você trabalhou na Disney?
- Não. A senhora não ouviu o ministro? Quando o dólar estava barato as empregadas iam todo ano para a Disney. Eu alugava uma casa. Foi assim que aprendi inglês e a lidar com todas essas tecnologias. 
- Não, não ouvi. Ele falou isso? Parece uma coisa boa para todos. E pensou: bendito ministro que nos deu essas empregadas. 
- Bem, por mim está tudo certo. Suas recomendações são ótimas, mostrou que conhece os equipamentos. Qual sua pretensão salarial?
- Mil dólares mensais e carteira assinada. 
- O quê? Salário em dólares?
- Limpos, diz a candidata. Senão não consigo ir a Disney como falou o ministro. 
Maldito ministro, pensou a senhora. Deve ser um comunista.