Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Más Notícias

A diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, fez uma declaração nesta semana que acabou com as esperanças dos mais otimistas.

Más notícias
A diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, fez uma declaração nesta semana que acabou com as esperanças dos mais otimistas. Conforme indicam os dados coletados por aquele órgão, a recuperação econômica global continua muito lenta, frágil e desigual. Depois de mais de seis anos da crise financeira global, não se confirmam as expectativas de que as dificuldades começariam a ser superadas e o crescimento da economia mundial está abaixo do esperado. O anúncio veio com uma recomendação para a América Latina. Conforme a diretora, a região precisa de reformas estruturais urgentes sob o risco de perder os avanços econômicos obtidos na última década.

Desempenho
Nos últimos 10 anos a taxa média anual de crescimento foi de 4,8%, praticamente o dobro da década anterior. Os motivos se devem, principalmente, aos fatores externos com a forte demanda pelas commodities o que favoreceu os investimentos externos, porém, conforme o FMI, este ciclo chegou ao fim e agora a previsão para a América Latina é de redução do PIB em 1%. Considerando que boa parte do comércio brasileiro é com nossos vizinhos latinos, a tendência é que nossa queda seja mais acentuada. Conforme o FMI, nos últimos dez anos os 40% mais pobres obtiveram um aumento de renda em torno de 25%, ocasionados principalmente por programas sociais implantados em países como Brasil, México e Bolívia. Essa ascensão econômica resultou numa classe de consumidores exigente por serviços públicos de qualidade e que não aceita retornar a condição anterior.

Endividados
O que é estar endividado? Segundo estudo do SPC Brasil (serviço de proteção ao crédito) 73% dos consumidores não sabem ao certo o que isso significa. Para a grande maioria significa ter contas atrasadas, outros acham que é ter o nome registrado em entidades de proteção ao crédito. Endividada é a pessoa que tem parcelas a vencer de compras ou empréstimos. Quando as parcelas estão em atraso a pessoa passa de endividada para a categoria de inadimplente. Outra pesquisa revela que a inadimplência cresceu 2,3% em 2014 em relação ao ano anterior, para este ano a expectativa é de alta de 3%.

Safra
A previsão da safra para este ano mostra um dado curioso: pela primeira vez na história o Nordeste brasileiro vai produzir mais grãos que o Sudeste. As previsões são de crescimento de 5,1% na região Sudeste, 7,0% na região Sul e 20% no Nordeste. A se confirmarem as previsões, aqueles que denominam os habitantes daquela região de indolentes, atrasados, “bovinos” entre outros adjetivos, terão que ruminar outras besteiras.