Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Juros

Mas e como fica a queda da taxa de juros anunciada a cada reunião do Copom?

Juros
A taxa de juros no Brasil foi classificada de “pornografia econômica”. O autor é nada menos que presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas e como fica a queda da taxa de juros anunciada a cada reunião do Copom? Dessa forma deve se perguntar o leitor de manchetes econômicas, e apenas manchetes. A razão é simples, a taxa de juros real continua a mesma, o que cai é a taxa nominal, segundo o diretor. Outra frase lapidar: “às vezes a imoralidade veste terno e gravata”. 

Repique
Depois da repetição de que ‘parou de piorar’ feita por alguns setores, aqueles mesmos que acreditavam que basta trocar de presidente e tudo iria melhorar, o que vemos com o tempo é que pouco ou nada mudou. Os sinais de melhoras na economia representam apenas um repique. Uma reação natural, pois nada cai eternamente. Depois de bater no fundo do poço é esperada uma pequena melhora, mas isso não deve mudar o cenário de longo prazo. Antes que alguém como o ‘Homus ignorantus’ resolva escrever pedindo a cabeça do comentarista, ou para despejar ofensas, explico que isso foi dito por Armínio Fraga, ex- presidente do Banco Central no governo FHC e atual gestor de fundos. Em sua manifestação no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) ele foi muito enfático em alguns aspectos.
 
Horror
“É um espetáculo de horror.” Essa foi a expressão usada pelo ex-presidente do Banco Central para descrever a situação do Brasil. É uma mistura de desgovernança, violência, populismo, desordem e corrupção. Isso se reflete na economia com queda do PIB per capita de 10% nos últimos anos. Segundo ele, a classe política é incapaz de governar o país com senso de desenvolvimento e com visão de longo prazo. 

Tarifas
Parece que castigar a população com o custo da energia elétrica é uma política partidária. Associação de consumidores alerta que a partir desse mês haverá um aumento de R$ 3,50 para cada 100kw/h consumidos. É o maior valor das bandeiras tarifárias e esta faixa foi criada recentemente. Assim como é a primeira vez que a tarifa denominada de bandeira vermelha patamar 2 é acionada.

Por aqui
Um passarinho me contou que há sinais de que a contribuição da iluminação pública (Cip) será votada em breve. Um desses indícios é que tem gente saindo em férias para não participar da votação. Provavelmente irão usar o suplente como ‘boi de piranha’. O que significa sacrificar alguém de menos importância para salvar a pele dos outros.