Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Investimentos

A inflação afeta a renda dos mais pobres, isso é fato, mas também os seus efeitos são sentidos pelos que possuem recursos para investir

A inflação afeta a renda dos mais pobres, isso é fato, mas também os seus efeitos são sentidos pelos que possuem recursos para investir. Com a alta da inflação, poucos investimentos tiveram resultados positivos neste ano. O ponto de referência é a inflação acumulada que, conforme os últimos resultados, deverá acumular 4,59% até o mês de maio. Essa é a projeção dos analistas, considerando que se confirme a expectativa de 0,28% para o mês de maio. Poderá ser um pouco mais ou menos. A partir desse indicador podemos analisar os investimentos. 

Renda fixa
A taxa de remuneração referencial para quem investe em renda fixa é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) que encerrou o período de janeiro a maio em 4,36%. Vamos considerar que os rendimentos em renda fixa sejam de 100% do CDI, o que é muito difícil na grande maioria dos investimentos. O CDB (Certificado de Depósito Bancário) um dos instrumentos que utilizam o CDI como referência, rendeu em média 2,96% no período, segundo dados do Banco Central (BC). Isso representa, em média, 68% do CDI. O resultado é que o CDI teve uma rentabilidade negativa de 0,22% e o CDB -1,55%. A poupança teve um rendimento nominal de 2,91% no período e um rendimento real de 1,60% negativos. Colocando em valores, quem manteve R$ 100 mil na poupança desde o início do ano, perdeu R$ 1.600 até o final do mês de maio. 

Renda variável
O índice Ibovespa, principal indicador do mercado de ações, caiu mais de 10% no mês de abril, e subiu 3,22% no mês de maio, o que resulta em ganho nominal acumulado de 6,23% e um ganho real de 1,57% nesse ano. Para quem tem ações, é necessário deixar claro que o rendimento unitário pode ter sido diferente, tanto para cima quanto para baixo do índice. O Ibovespa é uma carteira teórica que corresponde a 80% do número de negócios e do volume financeiro dos ativos negociados na bolsa de valores. E esse índice é ajustado a cada quatro meses. Portanto, a ação individual pode ter um rendimento diferente do índice, tanto para mais quanto para menos.  

Futuro
Os principais analistas avaliam que o cenário neste mês que se inicia dificilmente será menos volátil. Os pontos principais são as atuações do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) e o Banco Central brasileiro e as suas atuações na correção das taxas de juros. A grande oscilação dos ativos é decorrente da incerteza que ronda os mercados e como precificá-la numa carteira de ativos, e esse cenário não deverá sofrer grandes mudanças. Ele é composto da reação do Fed, acelerando o ritmo de alta dos juros nos preços, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia e o temor de recessão na China, com sua meta de Covid zero. No cenário interno, o principal fator é a expectativa das taxas de juros, alguns estão apostando que deverá encerrar em 13,75% ao ano. 

Passarinho
Um passarinho me contou que os bastidores estão agitados com as indicações dos novos cargos na gestão municipal. São vários pontos divergentes, entre os principais estão as cotas dos partidos e as indicações. É comum os partidos reivindicarem mais cargos. As indicações são a principal fonte de atritos. Dizem que já houve muita reação pela rejeição dos nomes apresentados, que não seriam aceitos pelos demais componentes da área. A previsão é de fortes emoções nos próximos dias.