Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Início

As ações são equivocadas do ponto de vista técnico e incoerentes sob o aspecto político.

O início do ano revela alguns fatos intrigantes no campo econômico. O novo mandato presidencial começa com medidas que foram defendidas pelo candidato da oposição como aumento nos combustíveis, alterações tributárias, revisão nos gastos, entre outras. Todas fazem parte da cartilha liberal de arrocho econômico, o que pode nos levar a uma recessão. Na minha simplória análise, as ações são equivocadas do ponto de vista técnico e incoerentes sob o aspecto político. Essas decisões conseguiram desagradar a todos. Os apoiadores do atual governo acham que foram traídos. Seus adversários criticam as medidas defendidas anteriormente. O debate não analisa os efeitos dessas medidas, assim como as alternativas possíveis, os prováveis resultados e outros aspectos técnicos. O foco está somente na iniciativa. É como se um lado dissesse “Ei! Não foi isso que combinamos”, enquanto que o outro retruca “Esse era o meu programa, você não pode executar, deixe minhas ideias em paz”. Nem o mais criativo escritor poderia imaginar essa troca de personagens.
Pergunta
O passarinho que antecipou mais uma doação de patrimônio público sem grandes questionamentos por parte do Legislativo acertou mais uma vez. Como afirmou anteriormente, conhece as entranhas da política e como as decisões são conduzidas. Em vista do fato consumado, me enviou uma pergunta intrigante: um clube de serviço dever servir a ou se servir da comunidade?
Alpiste
Falando em passarinho, surgem por aí outros bichos inomináveis. Dizem que alguns animais aguardam suas vítimas ficarem fragilizadas antes de atacar. Fato semelhante aconteceu recentemente. Alguém mandou um pacote de alpiste para uma pessoa num período de extrema fragilidade. Além do gesto covarde, gastou dinheiro à toa, pois mandou para o passarinho errado. A única utilidade de tal ato foi revelar o lado obscuro da alma humana onde a covardia do anonimato permite aflorar sentimentos inferiores, tais como ódio e rancor. Comparar isso com uma atitude animal é rebaixar os bichos. Tal iniciativa está mais de acordo com as criaturas peçonhentas que habitam o esgoto, as quais não são dignas de nenhum sentimento. Ficam nos cantos escuros, pois quando acessam a superfície despertam apenas nojo e desprezo.