Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Inadimplência

Com o baixo crescimento econômico, era esperado o aumento da inadimplência.

Inadimplência
Com o baixo crescimento econômico, era esperado o aumento da inadimplência. Segundo os dados divulgados nesta semana, desde o início do ano o aumento foi de 5,1%. Em comparação com o ano anterior o aumento é de 14,2%. Os dados se referem aos pagamentos com atraso superiores a 90 dias. Em outubro o índice recuou um ponto percentual; na interpretação dos especialistas isso é decorrente da maior cautela dos consumidores. Outra causa provável é o aumento nas taxas de juros que inibe as compras e permite a quitação de débitos antigos. Ao analisar por segmentos é possível identificar que a queda foi influenciada principalmente pelas dívidas não bancárias. Nas demais modalidades ocorreram aumentos.

Juros
No mês que passou aumentou o custo dos empréstimos, tanto para pessoa física como pessoa jurídica. O aumento para pessoa física foi de 0,33%, o que eleva a taxa média para 6,06% ao mês ou absurdos 102,59% ao ano. O que significa que o consumidor desavisado pode comprar um bem e pagar dois no prazo de um ano. Para as empresas a elevação foi menor, com aumento de 0,01%, fazendo com que a taxa média fique em 3,43% ao mês ou 49,89% ao ano. Se as projeções econômicas estiverem certas, o último aumento da Taxa Selic ainda não está incorporado no custo da economia real, o que significa que novos aumentos deverão ser observados nos próximos períodos.

Desemprego
A taxa de desemprego ficou no menor patamar desde o início da série em 2002. O indicador é apurado em seis regiões metropolitanas, e por isso talvez não represente toda a realidade brasileira. Em relação ao mês anterior a queda foi de 0,2%, o que não representa significância estatística, porém, em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de meio ponto percentual.

Festa
Encontro o passarinho com sentimentos conflitantes. De um lado feliz porque salvaram as árvores do Parque da Vindima, por outro, preocupado com histórias de divergências na condução do evento maior do município. Explico que até determinado ponto as divergências são saudáveis, uma vez que o debate leva a decisões mais fundamentadas. Porém, a partir de agora o trabalho é desgastante. Precisamos torcer para que todos se envolvam com o único objetivo de fazermos a festa que o município merece. Que o espírito comunitário fique acima de disputas políticas ou pessoais.