Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Friday ou Fraude?

Quando a mania americana de fornecer descontos chegou ao Brasil, alguns comerciantes aproveitaram a data promocional para vender seus produtos sem conceder um desconto real

O brasileiro e sua criatividade. Quando a mania americana de fornecer descontos para as pessoas em um dia específico chegou ao Brasil, alguns comerciantes aproveitaram a data promocional para vender seus produtos sem conceder um desconto real. Daí surgiu a expressão “tudo pela metade do dobro do preço”. Se referia à prática de alguns comerciantes aumentarem os preços alguns dias antes para depois concederem um desconto como se fosse uma promoção na famosa “Black Friday” ou “sexta-feira negra”. Nos Estados Unidos, esse evento ocorre depois do feriado de Ação de Graças, onde as lojas concedem grandes descontos nos seus produtos que, em alguns casos, chegam a 90% do preço original. Mas se no Brasil o evento ficou marcado por alguns falsos descontos denominado de “Black Fraude”, o surgimento de sites que permitem comparar e acompanhar os preços minimizou essa prática. Por outro lado, a tecnologia e o comércio eletrônico geraram muitas compras fraudulentas que prejudicam os comerciantes. Empresas de segurança digital estão prevendo um aumento de 50% nas fraudes em relação ao ano anterior. 

Descontos
Levantamento realizado com as dez principais redes varejistas e distribuidoras de capital aberto mostra que às vésperas da data os estoques são superiores ao ano passado. Isso deve aumentar a pressão sobre as empresas vendedoras para desovar seus produtos. Existe também pressão para elevar as margens de lucro dessas empresas em função do fraco desempenho dos últimos meses. Isso pode gerar limitações nos descontos. Provavelmente a estratégia será de grandes descontos apenas em produtos específicos na tentativa de atrair o consumidor. No caso de vendas fracas na sexta-feira, restará ao varejo uma segunda chance no Natal. O primeiro evento irá definir os descontos do segundo. 

Preços
Muitas empresas concedem bons descontos, mas é preciso ter cuidados com as ofertas “milagrosas”. Elas podem conter fraudes disfarçadas e necessitam um cuidado maior. Dificilmente acontecem descontos irreais. Um celular ou um notebook de última geração vendido por R$ 200 por uma loja desconhecida “nom ecziste”, como diria o Padre Quevedo. 
Se mesmo assim permanecer o interesse de um produto por uma empresa pouco conhecida, é recomendável pesquisar seu histórico e reputação. Alguns sites como Reclame Aqui e consumidor.gov.br trazem informações sobre as empresas. Antes de comprar é recomendável averiguar a experiência de outros consumidores.   

Controle
Algumas sugestões para evitar extrapolar o orçamento: a primeira delas é evitar a compra por impulso. Para isso é importante fazer uma relação dos produtos para comprar e fazer uma projeção de quanto pretende ou pode gastar. Outra sugestão para evitar compras desnecessárias é colocar nessa lista, ao lado de cada item, a justificativa para realizar a compra. Conhecer os direitos do consumidor é um ponto relevante. Existem diferenças entre compras físicas e compras pela internet. Esses aspectos podem ir desde o direito ao arrependimento, onde o consumidor pode cancelar sua compra, até a necessidade de usar a garantia para produtos com defeitos. Em caso de propaganda enganosa não há muito que pensar, isso é crime e deve ser denunciado aos órgãos competentes.