Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Frases do PDD – continuação

- Todos os países que fizeram lockdown estão com falta de alimentos. Falso

Comentei na coluna anterior algumas das afirmações recebidas de meu amigo PDD. Pela limitação do espaço não escrevi algumas. Coloco as frases e, em seguida, a minha breve resposta. 
- Todos os países que fizeram lockdown estão com falta de alimentos. Falso
- A inflação é culpa dos governadores que fecharam as empresas. Falso
- O aumento de preços é culpa do “Fique em casa que a economia a gente vê depois”. Falso
- Foto de uma gôndola vazia com a legenda “o mundo está pagando o preço do fique em casa”. Falso

Europa
Em alguns países da Europa faltaram alguns itens, mas não há nenhuma relação com o lockdown. Na Bélgica faltou comida em alguns supermercados. Um vídeo mostra uma mulher que reclama da falta, mas não diz o motivo. A empresa publicou uma justificativa explicando que isso ocorreu devido a uma greve dos funcionários que afetou a distribuição. Algo bem diferente do que foi divulgado por aqui. 

Inflação
No passado era comum colocar a culpa da inflação em um evento ou em um produto. Certa feita, a culpa da inflação foi do tomate que teve uma alta acentuada no preço. De outra feita, a culpa foi do feijão. O inimigo comum da economia era o tempo, uma seca ou uma chuva afetava a produção de hortigranjeiros e as autoridades tinham a justificativa para os aumentos de preços. O mesmo acontece agora. Buscam um inimigo para não responsabilizarem as autoridades. A alta do dólar, de mais de 30% sobre o ano anterior, tem sua contribuição, mas ela só ocorreu pelas tentativas de ampliar os gastos gerando desconfiança do mercado. Um aumento nos combustíveis de 70% num único ano vai transmitir seus efeitos para o restante da economia. E de quem é a responsabilidade? 

Economia
A relação entre a pandemia e a economia é algo aparentemente óbvio. Em qualquer época da história humana, sempre que ocorreu um evento desse tipo, resultaram em impactos na economia. Esse não é o debate. O debate se refere a comparar o desempenho da economia nos locais onde foram adotadas medidas de lockdown em relação aos locais onde essa medida não foi adotada. Infelizmente para aqueles que buscam terceirizar a culpa, os fatos desmentem as afirmações. Estudos realizados no estado de São Paulo pela Universidade do Texas junto com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostram que o desempenho econômico foi semelhante entre os municípios que adotaram o isolamento social e os que não adotaram. Os apressadinhos dirão que esse estudo não vale porque foi realizado em São Paulo onde há conflito com o governo federal. Então vamos ao estrangeiro. Estudos realizados pela Universidade de Oxford e a London School of Economics na Inglaterra, e outro estudo realizado na França pelo Insead e o Centro Nacional de Pesquisa Científica, ambos foram publicados em revistas cientificas, mostram que os países que tomaram ações ativas para interromper a transmissão do vírus tiveram melhores resultados, tanto na saúde quanto na economia. Desconfio que esses países estão virando comunistas.