Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Evolução

O construtor é conhecido pelas suas habilidades multiplicadoras ou ‘reprodutoras’.

Evolução
O construtor é conhecido pelas suas habilidades multiplicadoras ou ‘reprodutoras’. As origens se perdem no tempo, ninguém sabe ao certo quando foi a primeira ‘esperteza’. Ao que parece, foi num dos prédios da avenida onde o mezanino virou uma segunda sala. Em seguida melhorou o ‘modus operandi’ e criou uma nova sala do nada. Mágica pura. Depois, vendeu um box inexistente, entrou para o taliban e criou uma bomba com botijões de gás num prédio da cidade. Em outra obra avançou sobre o terreno dos vizinhos e criou um pouco mais de área. O próximo avanço foi sobre as calçadas da cidade e ganhou mais alguns metros. Nesse meio tempo descobriu que podia aprovar um projeto e depois alterar a divisão dos prédios, principalmente as coberturas. Como nada foi feito e seguindo a teoria da evolução de Darwin, ele foi avançando e se aperfeiçoando. Até que um dia conseguiu aprovar um prédio com cinco andares como se fossem quatro. Assim foi desenvolvendo a arte de multiplicar a área construída.

Ninguém sabe?

Essas peripécias não são recentes. Essa habilidade foi desenvolvida num prazo de décadas, o que a caracteriza como suprapartidária e superavitária. É executada em qualquer regime político e econômico. Agora, me informam que ele está construindo um pavilhão industrial onde uma parte está sobre a faixa de domínio de uma via pública. Ele deve ter pensado que já temos antecedentes, então, um prédio a mais ninguém vai reparar.
Considerando todos estes fatos fica uma pergunta: como ele consegue? É influência, poder político, poder econômico, afinal, o que poderá ser? As empresas que se instalam nestes prédios têm a autorização do poder público para ocupar uma sala com irregularidades? Será um problema de falta de lei ou falta de fiscalização das leis existentes? Sendo todos estes fatos de domínio público, como pode as autoridades nunca ‘saberem’ disso, ou será que fazem de conta que não sabem...

Tarefa
Para a próxima gincana está lançada uma tarefa desafiadora: achar uma obra do ‘corretor correto’, como é definido pelo Colonews, e que tenha sido executada de acordo com as leis vigentes e sem atrito com os proprietários.

Lei 12.587
Veículos sem identificação parando no meio da rua, recolhendo pessoas: isso é transporte público legal? Lembrando que a Lei 12.587 prevê: Artigo 18 – São atribuições do município: planejar, executar e avaliar a política de mobilidade urbana, bem como promover a regulamentação dos serviços de transporte urbano; e Artigo 22 – São atribuições mínimas dos órgãos gestores combater o transporte ilegal de passageiros.