Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Estrangeirismo e tropicalismo

Um evento tradicional de marketing nos Estados Unidos passou a ser copiado pelos comerciantes do Brasil. Trata-se da Black Friday. A cópia tropicalista da ‘Sexta-feira Consumista’ já se tropicalizou.

Um evento tradicional de marketing nos Estados Unidos passou a ser copiado pelos comerciantes do Brasil. Trata-se da Black Friday. A cópia tropicalista da ‘Sexta-feira Consumista’ já se tropicalizou. Geralmente começa na quinta e se estende até o sábado ou domingo. Além desta adaptação, surgem nestas ocasiões os comerciantes ‘falso malandro’, aquele que antes eleva os preços para depois dar o desconto. A cada ano se repete o mesmo fato. Os consumidores indignados começaram a reclamar por meio das redes sociais e o Procon notificou algumas empresas. Fica a dúvida se a atuação da fiscalização dará resultados, pois somente agora ficamos sabendo que ainda há multas pendentes desde o ano passado.
Preço e tributo
É um bom sinal a movimentação dos consumidores. Mostra amadurecimento na busca por seus direitos, apesar da falta de transparência nos preços praticados, que atrapalha a fiscalização por parte da população. Um exemplo disso é o desconto do IPI no preço dos veículos. Quem pode afirmar com certeza que o desconto chegou ao bolso do consumidor? Em muitos casos a redução do tributo funciona como controle da elasticidade da margem de venda, sendo ajustada de acordo com a demanda. Se as vendas estiverem fracas ele é usado como desconto para reduzir o preço sem redução da margem. Se ocorrer o contrário, a venda está muito aquecida, muitas vezes decorrente da própria divulgação da redução tributária – fica um espaço para elevar os preços e os revendedores podem se apropriar de parte da redução tributária.
Agosto
Segundo pesquisa do IBGE, foi isso que aconteceu em agosto. Apesar da redução do IPI, os preços dos veículos subiram. Os comerciantes anunciaram que o beneficio terminaria no final do mês e os consumidores resolveram aproveitar a ‘promoção’, antecipando as compras. Com a elevação da demanda, os preços subiram, ou seja, a promoção foi enganação com o auxílio do sistema tributário.
Transparência
A falta de transparência nos tributos incidentes é uma das razões que comprometem a reforma tributária largamente discutida e nunca implantada. A redução da sonegação que distorce as condições comerciais passa necessariamente pela simplificação tributária e pela transparência, de forma que o consumidor possa saber quanto paga de tributos. Os argumentos técnicos são de dificuldades de implementação e aumento nos custos na operacionalização para discriminar os tributos. Esses aspectos podem ser superados com a simplificação. Enquanto isso não ocorre, corremos o risco de sermos enganados com falsos descontos de tributos.