Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Empresas em dificuldades

O termômetro são as áreas de recuperação de crédito dos bancos. O estudo foi elaborado pela KPMG, uma das grandes empresas de auditoria e consultoria do mundo.

O termômetro são as áreas de recuperação de crédito dos bancos. O estudo foi elaborado pela KPMG, uma das grandes empresas de auditoria e consultoria do mundo. Os resultados mostram que aumentou em 50%, em relação ao ano passado, o número de empresas que estão na área de recuperação de crédito dos bancos. Da mesma forma que ocorreu em 2008, o Brasil começa a sentir os efeitos negativos da recessão na Europa. Os efeitos acabam repercutindo no mercado financeiro devido ao aumento das dificuldades dos bancos captarem recursos no Exterior. Com isso, faltam recursos para renovar os limites de crédito existentes, ou então os custos crescem de forma significativa. Para algumas dessas empresas restam somente desconto de duplicatas com custos insustentáveis.
Empresas zumbis
Muitas empresas em dificuldades são denominadas de “empresas zumbis”. Assim como as pessoas, o zumbi está morto, mas ainda anda e assusta as pessoas. O equivalente nas empresas é que elas ainda existem, estão no mercado, mas ficam vagando numa zona logo acima da insolvência. Mesmo atuando não conseguem se tornar empresas viáveis. Elas continuam necessitando de ajuda financeira de credores para continuar suas operações. Não geram prejuízos, mas a lucratividade é próxima de zero. Conseguem pagar os custos operacionais, mas não geram recursos para pagar as dívidas.
Futuro sombrio
Muitas das empresas denominadas de “zumbis” não conseguem visualizar um futuro promissor. Muitas delas estão torcendo por um aumento significativo na demanda. Sem isso o cenário é assustador. Para muitas delas a solução deve ser mais profunda, com reestruturação da empresa e do modelo de negócio. Para os credores o principal risco destas empresas consiste em permanecerem num ciclo de dependência de capital, o que significa que qualquer restrição no crédito inviabilize as operações.
Brincadeira
Encontrei com um amigo. Ele falou algo que me deixou preocupado.
- Me disseram que estás usando drogas. É verdade?
- Quem te contou?
- Um passarinho.
A resposta veio fulminante.
- Quem deve estar usando drogas és tu, que fica falando com passarinhos.
Tóing!