Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Empreender

O empreendedorismo no Brasil tem algumas características peculiares, uma delas é que muitos se tornam empreendedores por necessidade

O empreendedorismo no Brasil tem algumas características peculiares, uma delas é que muitos se tornam empreendedores por necessidade, seja por falta de emprego ou para aumentar a renda familiar, assim muitos brasileiros se encorajam a criar um novo negócio. A pandemia e o aumento do desemprego levaram muitas pessoas a trilharem esse caminho. Segundo o Ministério da Economia, houve um aumento de 8,4% no número de empreendedores individuais (MEIs) no ano de 2020 em relação ao ano anterior, o que levou esse setor a responder por algo em torno de 56% dos negócios em atividades no Brasil. Nesse artigo vamos abordar algumas dificuldades para controlar as finanças enfrentadas pelos empreendedores. 

Contas
O escritor espanhol Fenando Trías de Bes, tem um capítulo de livro intitulado “Não leve o CNPJ para a cama”, abordando o fato de que o empreendedor acaba se envolvendo tanto no negócio que terá dificuldade de separar a vida pessoal da profissional. Essa é uma das razões que leva a misturar as contas da empresa com as contas pessoais. Essa prática vai dificultar a avaliação da real situação financeira do negócio, pois as informações estarão misturadas e, por isso, distorcidas ou maquiadas. O correto é ter um pró-labore, ou seja, um salário pelo trabalho na empresa para os gastos pessoais, dessa forma ficará mais fácil fazer duas análises: a dos gastos pessoais e dos resultados da empresa. 

Fluxo de caixa e despesas
Superado o primeiro desafio de separar os gastos pessoais e da empresa, o próximo passo é fazer um planejamento básico sobre as projeções de entradas e saídas de recursos. Muitos empreendedores atrasam seus compromissos com fornecedores, e até mesmo funcionários, por falta desse controle básico. Um controle simples que mostre num horizonte de tempo a previsão de entradas de recursos e as despesas a vencer poderá revelar onde estão os problemas e permitirá pensar antecipadamente sobre as alternativas de solução. Essa visão no tempo evitará algumas decisões equivocadas, como o corte de despesas sem uma avaliação correta do seu impacto. Decisões com base na intuição ou no “achismo” não são admitidas no ambiente de negócio. Muitas vezes a primeira atitude é demitir pessoas, esquecendo que elas são as responsáveis por fluxos importantes nos negócios e sua substituição pode comprometer a qualidade do empreendimento. 

Taxas e impostos
Se tem algo que cresceu feito “Fake News nas redes digitais” são as taxas de serviços. Elas vão se acumulando entre máquinas para cartão, tarifas bancárias, telefone, internet, empresas de entrega, entre outras. Pequenos valores, mas que acumulados se tornam quantias significativas. Como diz o ditado “Deus está nos detalhes”, muitas vezes as grandes economias estão nas pequenas contas. O pior é que não podemos nos livrar delas, pois alguns serviços são essenciais para o negócio. A solução é pesquisar e negociar olhando com atenção a questão dos prazos, pois em alguns casos as taxas têm aumentos significativos ao final de determinado período. Quanto aos impostos, a solução é contar com um bom contador que possa orientar, pois como dizia Einstein, há duas coisas inevitáveis, a morte e os impostos.