Efeitos da redução do IPI
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo sobre o impacto da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) no preço dos automóveis, promovida desde dezembro do ano passado pelo governo federal.
Efeitos da redução do IPI O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo sobre o impacto da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) no preço dos automóveis, promovida desde dezembro do ano passado pelo governo federal. Essa decisão resultou em uma perda de R$ 559 milhões aos cofres públicos. De acordo com os dados, a Receita Federal estima uma perda de R$ 1,817 bilhão, entre janeiro e junho, devido à desoneração do IPI. Porém, com o estímulo às vendas, o governo passou a ganhar com outros impostos que poderiam ter tido queda em arrecadação por conta da redução das vendas dos automóveis. Sem a desoneração do IPI de automóveis, a arrecadação dos principais tributos federais no primeiro semestre seria menor em R$ 1,258 bilhão. "Assim, descontando o impacto positivo do IPI reduzido sobre outros tributos federais, chega-se a um custo da redução de alíquotas de R$ 559 milhões", relata o estudo. Compensação Ainda segundo o estudo, caso se considerasse o efeito da redução do IPI sobre a arrecadação de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), cuja alíquota está em torno de 12% sobre os automóveis, possivelmente se chegaria a um custo da desoneração significantemente maior. Essa conta não pode ser feita porque a Receita não disponibiliza dados do ICMS por setor. Programa americano Se no Brasil o governo reduziu o IPI, nos Estados Unidos o governo criou um programa de troca de carros usados por carros novos, mais eficientes e que consomem menos. Em um mês foram injetados 4,5 bilhões de dólares. Este fato impulsionou a indústria automobilística e a fez obter o melhor resultado mensal do ano. Mesmo assim, nem todas as montadoras conseguiram avanços. A Ford foi a única que registrou aumento nas vendas, segundo o anúncio da empresa as vendas aumentaram 17% comparadas ao mês de agosto do ano anterior. Por outro lado, GM, Chrysler e Nissan tiveram queda nas vendas. A GM revelou queda de 20,2 nas vendas em relação ao mês de agosto do ano passado. A Chrysler, por sua vez, viu suas vendas caírem 15% e a Nissan anunciou que suas vendas recuaram 2,9% em agosto. As demais montadoras ainda não divulgaram os resultados. Informações das organizações Muitos estudos analisam a importância das informações prestadas pelas organizações. Um das conclusões é que quanto mais transparentes as informações maior é a confiança do mercado e um efeito comprovado é a redução do custo de capital. A legislação obriga as organizações a prestarem um nível mínimo de informação, dessa forma, elas se submetem ao monitoramento e avaliação do mercado. Mesmo entidades públicas e sem ações no mercado, se submetem ao julgamento da população, com isso legitimam suas decisões perante o público interessado. Alguns estudos mostram que quando as informações não são reveladas, a análise do mercado é negativa. Em outras palavras, se algo foi ocultado, é porque é ruim, e o resultado imediato é a queda no preço das ações. Para as demais organizações, resulta em perda da credibilidade, perda de confiança e redução no apoio público. Por esses efeitos é que as organizações públicas devem divulgar seus relatórios contábeis.