Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Educação

Ao contrário do que muitos pensam, os pais brasileiros são os que mais acreditam que pagar pelo ensino é o melhor investimento que podem fazer para a próxima geração.

Educação
Ao contrário do que muitos pensam, os pais brasileiros são os que mais acreditam que pagar pelo ensino é o melhor investimento que podem fazer para a próxima geração. Esse é o resultado de um estudo global realizado por um banco internacional. A pesquisa realizada em 15 países resultou na média de que 58% dos entrevistados acreditam que investir em educação seja um bom negócio. No Brasil o percentual salta para 79% daqueles que acreditam que investir na educação aumenta a chance de sucesso dos filhos, sendo o maior percentual dos países pesquisados. Em 2º lugar vem a China com 77%, seguindo Turquia e Indonésia com 75%. O relatório mostra que 97% dos pais desejam que os filhos frequentem a universidade, 84% que façam pós-graduação e 77% esperam que tenham um nível de educação melhor que a deles.

Investimentos
Quando perguntados sobre qual o investimento ideal em termos de retorno financeiro, os pais apontaram os estudos com 44% da preferência enquanto a média mundial ficou em 42%. A segunda opção foram os fundos de investimento com 15% das preferências. As pesquisas revelam a opinião daqueles que intuitivamente sentem o que acontece no mercado de trabalho brasileiro, onde existe uma relação direta entre níveis de ensino e salários. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) há aumento de 10% no salário para ano adicional de estudo. Em São Paulo, o salário médio de quem estudou até sete anos é de R$ 1 mil. O valor sobre para R$ 1,5 mil para aqueles que completaram 11 anos de estudo.

Tempo

Os dados do Pnad revelam que nos últimos 20 anos o tempo médio de estudos tem aumentado. Vários fatores contribuíram para isso, entre eles a descentralização da educação para os municípios e a criação de mecanismos de transferência de recursos como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que tem gerado uma mudança na mentalidade dos gestores, colocando a educação como investimento prioritário. Nesse quesito temos que dizer que somos exemplo. Enquanto em algumas cidades os estudantes protestam pelo aumento nas passagens, nossos estudantes têm subsidio total. O melhor investimento que poderia ser feito.

Dupla
Um passarinho ‘gaudério’ me contou que surgiu uma nova dupla de humoristas durante o Rodeio. Formada por um secretário ‘zeloso’ e um vereador ‘sestroso’ tinha este colunista como assunto preferido das piadas. Perfeitamente compreensível: boca livre com comida e bebida à vontade, uma lona sobre a cabeça. O ambiente perfeito para o surgimento de habilidades circenses. Isso não é problema, desde que as piadas tenham sido engraçadas. Quem manifesta sua opinião deve estar preparado para isso. Só é problema quando passam a cuidar das coisas públicas como se estivessem sempre sob uma lona.