Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Desemprego europeu

A quantidade de desempregados bateu novo recorde em fevereiro na zona do euro.

A quantidade de desempregados bateu novo recorde em fevereiro na zona do euro. Segundo dados da agência Eurostat, o total de desempregados é de 17,1 milhões, ou 10,8% da força de trabalho, o mais alto índice desde 1995, quando a estatística começou a ser feita. Como não poderia deixar de ser, há diferenças enormes entre os vários países. Na Alemanha, a taxa de desemprego é de 5,7%; na Espanha, de 23,6%; na Grécia, de 21%; e em Portugal, está próxima dos 15%.
Nova onda de imigração
Depois de muito tempo vendo brasileiros indo para a Europa em busca de oportunidades, parece que a América se torna novamente o país da cucagna. A crise na zona do euro faz com que o fluxo de imigração para o Brasil aumente, principalmente de europeus em busca de trabalho. Uma página no Facebook que promete ajudar a conseguir empregos por aqui já conta com mais de 40 mil interessados entre portugueses, espanhóis e italianos. De acordo com a coordenação da comunidade, todos os dias, entre 500 e 600 pessoas se associam.
Como saber?
Esclareço que o passarinho que passa informações para este colunista não é o mesmo do colega Fabiano Provin. O meu é de uma linhagem diferente e, em minha opinião, muito mais bonito. Pois bem, o passarinho me contou que uma autoridade presente na reunião “extraoficial” para debater o “projeto otários” foi questionada sobre o resultado do encontro e, surpreendentemente, fez a maior cara de inocente e afirmou que não sabia de nada. Como sua presença foi confirmada, inclusive com fotos, cabe perguntar o porquê da negativa. Um dos motivos pode ser que ele estava presente somente de corpo na reunião, e a mente vagava em outros assuntos. Neste caso, ele não precisaria ter ido. Outra razão pode ser que ele queira ocultar algo, ou não convém tornar pública a decisão tomada. Neste caso, ele não tem condições de ter autoridade. Por fim, pode ser que ele não tenha entendido o que foi debatido. Então, ele não merece ser uma autoridade. Como saber as razões?
Boas notícias
Os resultados divulgados pelo Hospital Fátima transmitem alívio a quem se preocupa com a saúde do município. Com um trabalho discreto, sem conflitos com a população, médicos ou funcionários, e sem a presença de “especialistas”, a instituição volta a trabalhar em águas mansas e mostrar resultados positivos. E pensar que um ex-presidente afirmou que as internações não eram rentáveis. Só quem já esteve envolvido sabe como deve ter sido difícil recuperar a imagem e a credibilidade do hospital. Parabéns às pessoas que enfrentaram e venceram este desafio. O bem estar da população agradece.