Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Custo do dinheiro

Empresas de grande porte e de capital aberto geralmente são vistas como mais seguras pelos mercados financeiros por serem mais transparentes e, por isso, representar menos riscos.

Empresas de grande porte e de capital aberto geralmente são vistas como mais seguras pelos mercados financeiros por serem mais transparentes e, por isso, representar menos riscos. Como consequência natural, elas conseguem captar recursos com custos menores. Isso ocorre em todos os mercados, mas, no Brasil, a diferença é impressionante. Em alguns casos o custo chega a ser quase três vezes maior. Levantamento feito pelo Centro de Estudos de Mercados de Capitais (Cemec) mostra essa dura realidade. A pesquisa, apesar de divulgada agora, foi realizada em 2010 e mostra que as companhias abertas de grande porte têm um custo médio do seu passivo de 8,5% ao ano (já descontados os efeitos tributários). As empresas médias têm um custo de financiamento de 12,5%. Para as empresas de capital fechado o custo é de 21,2%.
Acesso
O custo do dinheiro para o segmento produtivo revela a importância de criar mecanismos que facilitem o acesso ao mercado de capitais para empresas de menor porte. Isso permitiria às empresas outras fontes de capitais que não os bancos. Mas para isso ainda teremos um longo caminho pela frente que envolve a cultura das empresas, o amadurecimento do mercado de capitais e a formação de profissionais. No meio disso, a cultura do investidor em correr mais riscos e de fiscalizar os seus investimentos.
Gaúcho de apartamento
O compositor João Luiz Côrrea fez uma música intitulada Gauchão de Apartamento, na qual faz uma crítica engraçada aos gaúchos eventuais que usam “pilcha” apenas para ficar na moda, mas não conhecem a verdadeira vida campeira. Algo semelhante ao que ocorre com os festejos da Semana Farroupilha (se é que ainda podemos chamar assim, afinal, no quesito tempo sou tradicionalista, pois para mim a semana tem sete dias). Apesar de exaltarem a vida no campo, falarem do seu cavalo como companheiro e tendo a natureza como referência, nos festejos as lidas campeiras devem ser junto ao concreto, de preferência no Centro da cidade. Nem que isso signifique sacrificar a natureza. Deve haver alguma lógica. Até agora não descobri, mas continuo tentando entender.
Gastos
Uma breve olhada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) dá uma dimensão de como são gastos os recursos na campanha política do município. Já tem partido com as despesas beirando os R$ 100 mil, enquanto outros não gastaram metade disso. Também é possível verificar as origens dos recursos – alguns partidos recentemente receberam doações significativas de seus filiados, enquanto que outros já declararam doações de empresas. A prestação de contas é parcial, mas é possível fazer algumas considerações.