Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Crédito

O crescimento do crédito tem superado o crescimento econômico há algum tempo. No primeiro semestre a expansão econômica deverá ser de 2,5%, enquanto que a projeção de crescimento do volume de dinheiro emprestado fica em 18%.

O crescimento do crédito tem superado o crescimento econômico há algum tempo. No primeiro semestre a expansão econômica deverá ser de 2,5%, enquanto que a projeção de crescimento do volume de dinheiro emprestado fica em 18%. A confirmar este crescimento, pela primeira vez na história do país o crédito alcança a metade do valor do Produto Interno Bruto (PIB). A projeção da inadimplência continua em 8% no crédito ao consumidor e em 4% no crédito empresarial. Os mais antigos ficam assustados com tamanha facilidade de crédito, o que gera preocupações quanto ao futuro – quem sabe uma crise igual a americana? Pelos números, até o momento, estamos longe. O volume de crédito na terra do Tio Sam é de 120% do PIB. Ainda estamos longe disso. O que não significa que empresas e bancos com mecanismos frágeis de avaliação não possam passar por dificuldades. Mas serão problemas pontuais.
Boi verde
São frequentes as notícias mostrando a devastação da floresta para a criação de gado. Raro é um estudo mostrando que a pecuária brasileira aumentou a eficiência. Estudo da Embrapa revela que nos últimos 20 anos a área ocupada pela pecuária cresceu 24%, enquanto que a produção aumentou 180%. São os ganhos de produtividade, ou fazer mais com menos. Eis que o Brasil, o maior produtor de carne bovina do mundo, tem se tornado referência em produtividade, sendo o país com a agropecuária mais verde do planeta. Para alguns setores isso parece uma vergonha e deve permanecer oculto. A pergunta para estes é como resolver para alimentar 7 bilhões de habitantes, sendo que 1,5 bilhão deles passam fome.
Animais x vegetais
Estudo realizado na Universidade de New South Wales, na Austrália, mostra que as dietas vegetarianas causam mais sofrimento animal e prejudicam o meio ambiente. Os dados publicados mostram que produzir trigo e outros grãos resulta em pelo menos 25 vezes mais animais mortos por quilo de proteína utilizável do que a produção de carne vermelha. O estudo considerou todo o ciclo de produção, desde o desmatamento da mata nativa para a produção de grãos até a morte de pequenos animais no controle do armazenamento. Na Inglaterra, alguns estudos mostraram que o país deverá manter a política de importar grãos, pois não haveria terras suficientes para atender à demanda. Além disso, o consumo de energia no processamento é maior nos vegetais que nos animais. Por exemplo, fabricar proteína de soja consome mais energia do que transformar a carne bovina num hambúrguer. Para desespero dos vegetarianos, sob o aspecto de custo e beneficio, a proteína animal é muito mais vantajosa que a proteína vegetal.
Paciência
Continua a longa espera para receber as informações sobre os alvarás. Provisórios. Permanentes. Concedidos. Ignorados. Esquecidos. Atrapalhados. Atropelados, etc.