Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Como evitar polêmicas?

Tudo é polêmico e todos são especialistas em qualquer assunto

Tempos estranhos em que não existe espaço para debate. Tudo é polêmico e todos são especialistas em qualquer assunto, mesmo que tenham lido apenas uma reportagem ou o noticiário do telejornal. Política? Nem pensar. A truculência e a violência tomaram o lugar do debate. Economia? Com muita cautela. Muitos ainda acreditam que o melhor caminho é imitar o Chile e suas reformas de 30 anos atrás, como se as teorias de então fossem adequadas para outro país em outro momento. Reforma da Previdência? Muita opinião e pouca conclusão. As baratas aplaudem o chinelo que lhes é apontado. Foi feita com base em dados que se comprova que estavam errados, como argumentar? É mais uma solução milagrosa para o país. E assim segue o rumo das coisas, com todos gritando ou ameaçando e ninguém argumentando. 

Amenidades
Então pensei em abordar assuntos amenos, fiquei em dúvida entre os fenômenos que ocorrem na goiabeira e a terra plana. O que pode gerar menos polêmica? Goiabeira pode atiçar os produtores, naturalistas ou a indústria de defensivos agrícolas (nome ameno para agrotóxico), entre outros grupos. Optei pela terra plana, afinal há centenas de anos está comprovado que a terra é redonda e gira em torno do sol. Galileu foi condenado a prisão domiciliar por defender essas ideias. É apenas mais uma teoria exótica. Que engano. Um “terraplanista” escreveu indignado defendendo os anos de estudos que comprovam essa teoria, além das suas crenças. Claro. Como é comum nos tempos atuais, encerra com ameaças. Ao mesmo tempo, outros se manifestaram a favor da coluna, mas criticaram porque suas “teorias” não foram abordadas. Escreve um leitor: “Parabéns pela coluna, todos sabem que a terra é redonda, mas possui um buraco no centro o qual não é visto porque a luz se dobra e mantem uma curvatura. Muito antes da teoria dos buracos negros, já sabíamos que eles existiam tanto no espaço como no centro da terra. Nós que cremos no formato “toróide” esperamos que esse assunto seja esclarecido”. Assinado Mário Donuts. 

Norte maior
Outro leitor também faz sua manifestação: “Finalmente alguém para falar a verdade, todos sabem que a terra tem o formato convexo, onde embaixo dos continentes existe uma massa onde a terra plana se apoia gerando o formato convexo. Assim como nossos “estudos” mostram a existência de um novo continente denominado de “Norte Maior” que fica além da área polar, um lugar tão inóspito que nenhum humano conseguiu chegar. Esse é o verdadeiro formato e quem não acreditar vai passar a eternidade nos confins do novo continente”. Assinado Mário Bojudo. Confesso que não imaginava tanta repercussão entre meus 18 leitores (ou será que aumentaram?). Pensei que todos sabiam que a terra é redonda, chata nos pólos e nos domingos sem estreia de novos filmes no cinema. Me enganei.