Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Censura?

Meu amigo PDD, que andava sumido, reapareceu. Para quem não conhece, ele é um antissocialista, anticomunista e associado de algumas entidades como a “Pobres Ufanistas Totalmente Antissocialistas”

Meu amigo PDD, que andava sumido, reapareceu. Para quem não conhece, ele é um antissocialista, anticomunista e associado de algumas entidades como a “Pobres Ufanistas Totalmente Antissocialistas”, um grupo de ativistas políticos que acreditam no “kit gay”, no “kit covid”, não acreditam que o homem foi à lua, entre outras bizarrices. Às vezes penso que é um ingênuo levado pelas “fake news”, um nome bonito para notícias mentirosas. Por outras, penso que é um cínico. Um pouco retardado, mas um cínico. Quando recebi as mensagens que ele precisava falar comigo, comecei a pensar em que teoria absurda ele estaria envolvido. 
Estaria ele desencantando? Depois de tanta mobilização pelo “kit covid”, vem o Ministério da Saúde e admite a ineficácia. Descartei a ideia. Ele já deve ter encontrado um “artigo científico” que desmente o Ministério da Saúde. Ou então, um médico obscuro com um depoimento favorável em alguma rede digital. Provavelmente vai dizer que culpa é dos médicos e cientistas comunistas que fizeram os testes para desmentir a eficácia do tratamento. Nesse caso, a conversa seria curta, eu ouviria e não argumentaria. Até porque seria inútil. Como dizia um antigo ditado popular: Podemos levar um burro àbeira do rio e mesmo assim ele morre de sede. É o caso do meu amigo PDD. 
Tentei me preparar para a nossa conversa, mas são tantos assuntos que ele e seus militantes espalham pelas redes que fiquei confuso: urna eletrônica, CPI, pandemia. Achei melhor me armar com paciência, feito um padre antes de entrar num confessionário. 
Chegou agitado. Olhava para os lados como se estivesse sendo seguido. 
- Os comunistas estão por todo lado. A censura está forte. Estamos sendo impedidos de nos manifestar. Isso é uma barbaridade, tem que abordar isso nas tuas colunas. Estão tirando nossa liberdade.  
- De onde você tirou isso? A imprensa está publicando livremente, as instituições estão funcionando, algumas meio capengas, mas funcionando. Não lembro de alguma lei restringindo a liberdade. Acho que estás enxergando fantasmas.  
- Não é censura oficial. É disfarçada. É uma armação internacional. Olha só. Bloquearam até as contas do ex-presidente dos Estados Unidos nas redes digitais. Isso é censura! 
- Essas redes têm normas que devem ser seguidas e quem as desrespeita pode ser excluído. São regras para um grupo social. Isso é diferente de censura. 
- Você não está entendendo. Isso é uma conspiração internacional para calar quem pensa diferente das grandes corporações. Olha só o que aconteceu comigo no “face”, postei um depoimento de um médico famoso sobre a eficiência da Cloroquina e bloquearam a visualização, isso é censura. 
- Não meu amigo. Isso é mentira. Você está divulgando algo que não é verdadeiro e a empresa está impedindo que você prejudique a saúde pública. É isso. 
- Vou te convencer que é censura: postei uma mensagem dizendo que precisamos de outro AI-5. Fechar o congresso e o STF e fazer as mudanças necessárias para arrumar o Brasil. Fui punido pelo “face”. Proibido de postar por 3 dias. Isso não é censura?
- Que ironia. Um defensor da censura sendo censurado e reclamando da censura. 
- Como assim? Defensor da censura? 
- Você é favorável ao AI-5? Então vá se acostumando. Uma das medidas desse ato foi a censura à imprensa. Você acha que agora não vão censurar as mídias digitais? É óbvio que sim. Então se acostume a obedecer e só publicar o que deixam. 
- Não foi isso que aconteceu. Não foi censura. No nosso grupo do “Whtas” todos dizem que o AI-5 cassou somente os maus políticos para evitar que os comunistas tomassem o poder. 
- Que tal ler o famoso ato? Conhecer um pouco a história? A censura prévia foi implantada para música, cinema, teatro, televisão, imprensa e outros meios de comunicação. 
- Você está repetindo o discurso desses comunistas só para me confundir. Não dá para conversar assim. 
Saiu rapidamente. Olhando para todos os lados como se estivesse sendo seguido.