Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Cenas da vida corporativa

O Presidente da companhia chama o diretor em sua sala e diz que tem um assunto sério a tratar.

Cenas da vida corporativa O Presidente da companhia chama o diretor em sua sala e diz que tem um assunto sério a tratar. Fala da dificuldade de se tomar decisões, muitas vezes duras, porém, necessárias para o bem da organização, que, afinal de contas está acima de tudo, ou quase tudo. Em seguida faz uma explanação sobre o papel do executivo e seu comportamento nos momentos de dificuldades quando a organização necessita de uma decisão que lhe dê um rumo. Fala sobre a importância de ter pessoas que façam a leitura da realidade e assumem o seu papel no contexto. Por fim sugere que ele assista ao filme “Tropa de Elite” que tem sido um sucesso de público. E que o filme servisse de reflexão sobre os rumos da companhia e que ele pudesse tirar suas próprias conclusões. Uma vez que se aproximava a data da reunião anual da diretoria e alguns desses assuntos seriam abordados. A reunião espetáculo Chega o dia da reunião e o diretor preparou uma bela apresentação. Ao invés das chatas laminas de “power point” com gráficos e tabelas, uma apresentação dinâmica com cenas do filme para ilustrar a liderança do comandante e quais as suas características que o fazem respeitado pelos seus comandados, e a apresentação do diretor sobre aspectos da liderança. Outras cenas foram usadas para demonstrar como devemos ser duros nas exigências com os comandados e não fazer concessões, acompanhadas dos relatórios de como a empresa investiu em treinamento e na reformulação da área de pessoal, ou será recursos humanos? Ou a expressão mais moderna, no treinamento dos “colaboradores”. Cenas de batalhas do filme para mostrar como a área comercial irá se comportar no estabelecimento dos limites do nosso território. As metas estipuladas para os próximos anos foram ilustradas com cenas de batalhas nas favelas para dizer a todos que as mesmas táticas podem ser usadas para avançar no terreno do inimigo, nesse caso, os concorrentes. El gran finale Para a área de suprimentos foram utilizadas cenas dos veículos em condições precárias, com a mensagem de que eles são importantes em fornecer as condições ideais para o bom andamento do trabalho. A área de informática foi contemplada com cenas sobre as estatísticas criminais, e assim por diante. Uma metáfora perfeita sobre a “guerra” que a empresa etária envolvida no próximo ano. Ao encerrar a apresentação, o diretor se sentia o máximo. Tinha ido além do que o presidente tinha solicitado, afinal tinha não só assistido o filme como utilizado para ilustrar a ultima reunião anual e motivar a empresa para os desafios dos próximos anos. A verdadeira mensagem Ao retomar a palavra, o presidente um pouco constrangido, pigarreou, mexeu nas folhas de papel sobre a mesa e por fim falou: Prezado diretor vou ser franco e direto nesse momento. A parte do filme que eu queria que o senhor prestasse atenção e que tivesse entendido é a que diz “PEDE PARA SAIR”.