Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Assumi

Por isso ‘assinei ficha’, que é o termo popular para se filiar a um partido.

Assumi
Depois de tanto insistirem que eu tenho interesse político em todos os assuntos abordados neste espaço, confesso que realmente tenho. Por isso ‘assinei ficha’, que é o termo popular para se filiar a um partido. A partir de hoje comunico aos 17 leitores da coluna que sou um militante do PUM, o Partido Utópico Moderado, criado pelo colunista Milton Ribeiro (miltonribeiro.sul21.com.br). Pronto, confessei. A partir de hoje sou um militante político. O PUM promete ser um partido silencioso, porém, atuante, algumas vezes se revelará de forma, digamos, sonoramente bombástica. Mas isso somente em caso de extrema necessidade. Alguns amigos tentaram me dissuadir dizendo que o PUM parece sem consistência e que pode se esvair feito gás. Resisto aos argumentos dizendo que o PUM (Partido Utópico Moderado), assim como as utopias, apenas arrefecem, mas nunca desaparecem (vejam que lindo, até rimou).

Plenárias

Muitos vão achar que este é somente mais um partido para ser usado como aluguel e se aproveitar dos recursos do Fundo Partidário. Negativo. O PUM promete ser presente em todos os momentos da vida política, aliás, se tivéssemos começado antes, com certeza teríamos prevenidos todas as m... (maracutaias... Pensaram o quê? Esta é uma coluna familiar) que fizeram no Brasil. Um dos temas que levarei para as plenárias do partido é o uso do seguinte slogan: “Só o PUM previne a m...aracutaia”. Ou então, “Antes da m... começar, o PUM vai te alertar”. As plenárias já estão marcadas e na inscrição o interessado é informado que será regada a ovo cozido, brócolis, batata doce, feijão e repolho. Com certeza será uma reunião consistente. Com essas medidas iniciais tenho certeza que o PUM estará na b... do povo (boca do povo... Pensaram em bobagem novamente!).

Alas
Conforme seu fundador, o PUM promete ser um partido visceral e com isso pretende se espalhar com muita facilidade por todo o país. Por mais discreta que seja sua atuação, o PUM se fará notar. Já existem planos de criar uma ala jovem (PUM-Jovem) que terá como linha de atuação o interior dos ônibus, trens e metrôs. Outra ala a ser criada será a da terceira idade (PUM-Maduro) para contrabalançar os ímpetos dos jovens. Sabemos que o poder corrompe. Temos os exemplos ocorridos no país nos últimos anos, alguns esquecidos por conveniências outros por interesse. Mas puxando pela memória é fácil lembrar os principais escândalos os últimos anos: licitação das empreiteiras, compra da emenda da reeleição, privatizações, Furnas, ‘pasta rosa’, Sivan, Banestado, Sanguessugas, Anões do Orçamento, Mensalão Tucano, Mensalão Petista, metrô de SP, Coaf, contas do HSBC, Petrobras, entre outros. Por isso, nossa atuação será discreta. Mesmo que ocorra algum deslize poderemos ficar com aquela cara de “não fui eu!”. Se alguém quiser nos culpar, sempre podemos olhar para o vizinho do lado e fazer uma cara feia.