Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

Artigo

Como explicar um método cientifico para quem não lê os avisos do estudo?

Recebo de meu amigo PDD um link para um artigo de uma organização denominada “medrxiv” com a seguinte observação: “Nosso grupo descobriu esse artigo que a imprensa comunista esconde. Aí está a prova que a cloroquina funciona, será que a sociedade brasileira de infectologia vai se retratar e pedir desculpas?” Fui conferir.  Na apresentação do artigo antes do resumo, há um aviso: o trabalho não foi revisado por pares, relata pesquisas que precisam ser avaliadas e não deve ser usado para a prática clínica. Essa é a prova da cura. Como explicar um método cientifico para quem não lê os avisos do estudo? Serviu de inspiração para o assunto que terá muitos desdobramentos. 

A reunião (ficção) 
Reunidos num local ermo estão membros da sociedade secreta Rupestre: “Ruminantes Pesquisadores Totalmente Reativos” para debater qual vacina deverá ser usada pelos membros para que não coloque em risco a continuidade da sociedade.  

R1: A vacina chinesa não poderá ser usada. Nossos sábios lideres já nos avisaram que dentro da vacina vão colocar um chip, do tamanho de uma célula do DNA que mede 2,5 nanômetros para controlar aqueles que se vacinarem. Quando as pessoas se derem conta: “champete”! todos serão comunistas obedientes ao Partido Comunista Chinês. 

R2: A vacina americana também não serve. Bob Jef, um dos nossos líderes, ex-deputado, envolvido no escândalo do orçamento, condenado no mensalão, visionário, cientista famoso, denunciou que a vacina tem o patrocínio do Bill Gates e tem como objetivo mudar nosso DNA pela marca da Besta. 

R3: A vacina russa também não pode ser usada. Os russos são os eternos inimigos dos nossos protetores americanos. Eles pretendem dominar o mundo. Um amigo meu, sobrinho de um médico no interior do Paraná disse que tem informações seguras de um plano russo para dominar o mundo. Junto com a vacina irão colocar pequenas parte dos genes do Stálin para alterar o DNA das pessoas, com isso elas se tornariam eternamente favoráveis aos russos. O objetivo é tornar Putin o líder supremo global. 

R4: Também devemos nos posicionar contra a vacina da AstraZeneca que está sendo desenvolvida no Reino Unido. 
Quem falou isso foi o mais antigo dos presentes. Nesse momento houve espanto, e após um longo período de silêncio alguém se atreveu a perguntar a razão. 

R4: Eles são separatistas, veja o que fizeram com a União Europeia. E se junto com a vacina eles enviarem o vírus da discórdia e desunião? Retornarão as revoluções separatistas: revolução pernambucana, conjuração baiana, guerra do contestado ou a revolução farroupilha? Todos esses eventos influenciados pelos malditos comunistas.  
Então, o que devemos fazer? Perguntou o mais novo membro. 

R4: Não se vacinar. A doença tem cura. Um amigo, filho de uma tia da empregada de um médico do interior do Piauí diz que ele tem tratado todos os pacientes com uma receita de Miojo e Olina com absoluto sucesso.  
Moral da história: “Quem não quiser se vacinar, tudo bem”. Charles Darwin.