Roque Alberto Zin

Roque Alberto Zin

Opinião e Análise

Natural de Flores da Cunha, Roque Zin possui uma empresa de consultoria financeira em Caxias do Sul - a Majorem Engenharia Financeira. No meio acadêmico, Zin se destaca como bacharel em administração e é doutorando em finanças e professor da Universidade de Caxias do Sul desde 2001.

Na década de 80, Roque Zin foi tesoureiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e mais recentemente, – em 2004 – exerceu a mesma função no Hospital Nossa Sra. de Fátima.

Zin escreve colunas para O Florense desde fevereiro de 2002.

Contatos

A gasolina do PDD

Meu amigo PDD me me ligou novamente, e como é comum, tentando colocar as pautas na minha coluna. Nesse caso quer que eu comente que a gasolina brasileira é uma das mais baratas do mundo. Argumentei que não poderia dizer isso. 

Meus 18 leitores devem lembrar do meu amigo PDD. Para quem não lembra, é um amigo bastante ingênuo. Talvez o termo fosse outro, mas procuro evitar em chamá-lo de idiota. Ele tem duas atividades, um emprego formal e motorista de aplicativo. Se considera um cara de sorte por ter um carro popular que ajude na renda mensal, e acredita firmemente que pertence à classe média. Já se manifestou contrário a tributação de grandes fortunas, porque acredita que isso é o primeiro passo para o socialismo. Mas isso fica para outro momento. Ele me ligou novamente, e como é comum, tentando colocar as pautas na minha coluna. Nesse caso quer que eu comente que a gasolina brasileira é uma das mais baratas do mundo. Argumentei que não poderia dizer isso. 
- Por que não? Perguntou ele com entonação de voz que transmitia um certo grau de indignação.  
- Porque não é verdade. Respondi, tentando manter a calma. Vou te enviar os dados resumidos, mas que podem ser conferidos no site www.globalpetrolprices.com. O levantamento é de 12 de setembro, então não estão muito desatualizados. Nele, os preços estão em dólar e o Brasil aparece em 34o lugar com 0,99. Enviei a tabela resumida abaixo: 

Achei que tivesse me livrado de maiores explicações, mas ele voltou a ligar com outra reivindicação: 
- Tem que comentar que a gasolina no Brasil é mais barata que na Inglaterra. 
- Somente em valores nominais. Respondi.
- Lá vem você de novo tentando me confundir com suas explicações técnicas.  
- Você disse uma meia verdade. As explicações são técnicas, mas não são para confundir, são para explicar. Em valores nominais, o litro da gasolina custa R$ 10,03 na terra da Rainha e R$ 4,97 no Brasil, porém temos que comparar com o poder de compra, nesse caso, uma hora de trabalho na Inglaterra compra 5,7 litros de gasolina, enquanto um trabalhador brasileiro com uma hora de trabalho consegue comprar 1,1 litro. A diferença é de 80,7% menos do que na Inglaterra. Também podemos comparar o custo da gasolina com o salário mínimo brasileiro. 
Ouvi somente o som do silêncio. 

Festa Farroupilha
Me considero um nativista “não praticante”. Explico. Nunca vesti bombacha e andei a cavalo uma única vez. Minha relação é com a arte nativista, principalmente com a música e a poesia. Tenho livros de poesias gauchescas publicados em 1965 e nos anos 1980, bem como discos desde a primeira Califórnia da Canção Nativa. Faço essa breve explicação para dizer que participo pouco dos eventos, devido, principalmente, a outros compromissos. Mas este ano pude assistir a um grande show e verificar como foi organizado o evento no retorno pós-pandemia. Elogiável sob todos os aspectos. Chamou a atenção a participação de jovens e crianças, fazendo do evento uma comemoração amistosa e familiar. Apenas um porém, a falta de vinho e espumante para ser comercializado no bolicho do evento. Mas em nada afetou a festividade.